Após 11 anos, Festival da Loucura voltará a ser realizado em 2022 em Barbacena

O Festival da Loucura vai voltar a ser realizado em Barbacena. O evento não é realizado desde 2010 e, agora sob nova coordenação, tem previsão para ocorrer entre os dias 11 e 17 de julho de 2022. O objetivo é mostrar a relação genial entre a arte e a insanidade. 

Durante 7 dias, o festival levará a Barbacena a reflexão acerca da loucura, a partir da experiência relacionada à inclusão social. O retorno visa inserir a cidade no cenário dos grandes festivais com fomento ao turismo, valorização da cultura e preservação da história. 

De acordo com Rafael Coimbra, um dos diretores da Produtora Cultivar Eventos, que realizará o Festival da Loucura, é importante trazer o tema à tona como forma de mostrar a história e a evolução ocorrida na sociedade. 

“O resgate e a valorização da nossa história são de extrema importância e não há somente pontos negativos. Muito pelo contrário, devemos nos orgulhar em ter uma história de superação e respeito às diferenças”, destacou. 

O Festival da Loucura é um evento cultural, artístico e científico, com programação em espaços públicos, como nas principais ruas e praças da cidade e em espaços privados. O evento converte em lúdicos momentos de desconstrução de paradigmas por meio do teatro, do cinema, das artes, da gastronomia e discussões científicas. 

“O Festival da Loucura irá desbravar alguns caminhos do mundo tão diverso da cultura e desmistificar a loucura atribuída à cidade, trazendo a mudança de paradigmas e combatendo o preconceito. Vai abordar e discutir a inclusão e a relação da sociedade com as diferenças, contribuindo de maneira relevante com a educação em todos os níveis e trazendo fortalecimento para as áreas acadêmica e científica”, complementou Comibra. 

O Festival da Loucura teve a primeira edição realizada em 2006 e, segundo a organização, contou com um público de mais de 15 mil pessoas. Ele prosseguiu anualmente até 2010 e teve recorde de público em 2008, com 45 mil pessoas nos 4 dias e repercussão nacional. 

Entre alguns dos principais artistas que passaram pelas edições anteriores do Festival da Loucura estão: Zeca Baleiro, Tom Zé, Marcelo D2, Hermeto Pascoal, Lobão, Raul Seixas Cover, Myllena, Arnaldo Antunes, Pitty e Paulinho Moska. Além disso, o Festival contou com exposições, teatro, cinema e colóquios. 

A programação da edição de 2022 ainda não foi divulgada pela organização do evento. 

Informações: G1 

Compartilhe essa notícia!