Dois focos de incêndio foram registrados na tarde desta quinta-feira (18), em Barroso.
Uma das queimadas foi na região do Agrião, próximo ao bairro do Rosário, que gerou uma grande cortina de fumaça que se espalhou pelas imediações, como mostra imagens do ocorrido divulgadas nas redes sociais.
Já a outra ocorrência, de menor proporção, mas também prejudicial, aconteceu no bairro Irmãos Pinto, onde chamas de fogo e fumaça foram avistadas próximas a uma residência no topo de um morro.
Em contato com o Tenente Cardoso, da Defesa Civil de Barroso, informou que o fogo na região do Agrião está dentro da área de preservação da cimenteira LafargeHolcim, e que se trata de um local de difícil acesso, por se tratar de uma área de brejo.
“É muito arriscado combater o fogo lá, pois se algum brigadista atolar, o fogo pode passar por cima dele.[…] Os funcionários da Holcim já foram comunicados do fato e das providências que deverão ser tomadas e orientados quanto aos riscos de se combater a queimada no local neste momento” disse o Tenente.
Até o momento não há mais informações sobre a origem do incêndio de ambas as ocorrências.
PODER PUBLICO
Em nota divulgada na tarde desta quinta, a Prefeitura de Barroso informou que está ciente dos casos de queimadas urbanas no fim da tarde de hoje e já abriu uma investigação sobre as causas e iniciou a identificação dos proprietários de lotes e áreas verdes responsáveis pelas áreas que sofreram com os fortes incêndios.
“Os responsáveis serão identificados e punidos na forma da legislação municipal e os órgãos ambientais estaduais também serão acionados como determina o Código de Posturas de Barroso” disse um trecho da nota.
O Código de Posturas, Lei Municipal nº 2931/2020, prevê a fiscalização e multas nos casos de queimadas urbanas.