As ações da campanha Novembro Azul já estão acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. A campanha pretende alertar para a importância da prevenção e do cuidado precoce do câncer de próstata.
Corujão Azul
A partir da próxima segunda (22), será realizado o Corujão Azul, onde serão ofertadas consultas e demais serviços. O corujão da saúde é um importante projeto do Governo Municipal que visa ampliar o horário de atendimento dos ESFs a fim de que os trabalhadores sejam atendidos após o horário comercial.
No dia 22 o corujão será no posto da Praia, no dia 23 no posto do Bandeirantes e do Europa, dia 24 no Josefina Coelho, dia 25 é a vez do bairro do Genésio Graçano e do Centro, já no posto em frente a rodoviária, dia 30 é a vez do Bairro Nova Barroso.
Ação na Praça
O Dia D da campanha acontece no sábado, dia 27, de 9h às 12h, na praça Santana com uma série de atividades e ações para a prevenção. Serão ofertados exames de PSA para serem agendados, aferição de pressão arterial, glicemia e índice de massa corporal (IMC).
Mutirão de 2ª Dose contra COVID
Também na Ação na Praça haverá um espaço dedicado à aplicação de 2ª Dose da vacina contra COVID-19. O Mutirão da 2ª Dose para as pessoas que ainda não conseguiram se imunizar e que receberam vacinas da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac também acontece na Praça Sant’Ana, no sábado, dia 27, junto com a programação do Novembro Azul. Os interessados deverão levar cartão de vacina e CPF.
O Novembro Azul
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).