Na manhã desta quinta-feira (2), durante uma coletiva de imprensa, o prefeito de Barroso divulgou o balanço do mandato anterior, apresentou os nomes do novo secretariado e oficializou, em parceria com representantes empresariais, a assinatura do protocolo de intenções para a instalação de novos empreendimentos no Distrito Industrial do município.
Ao todo, cinco empresas foram confirmadas para se instalar na cidade: Marluvas, Atalaia, R&A Comércio, Indústria e Gerenciamento de Resíduos, PV Briquetagem e Stone Engenharia e Montagem.
Um dos destaques é a empresa Atalaia, que instalará um incubatório, adiando temporariamente a construção da planta de abate prevista inicialmente. Já a Marluvas terá impacto direto na geração de empregos, criando 80 vagas provisórias e com previsão de alcançar 150 postos definitivos, voltados exclusivamente para moradores de Barroso que não tenham vínculo ativo com a empresa em outras cidades. Com as novas empresas, estima-se a criação de, no mínimo, 600 oportunidades de emprego no município. Algumas obras devem começar ainda este ano, já com as licenças ambientais aprovadas.
Dos 853 municípios de Minas Gerais, somente 53 possuem distritos industriais feitos pelo Estado. Desses 53, Barroso é a única cidade de seu porte a possuir um Distrito Industrial, o que a torna privilegiada para atrair investidores, gerando empregos e incrementando a economia local. Sendo assim, o Distrito Industrial de Barroso é considerado uma das mais importantes obras já realizadas no município e o maior investimento feito pelo Estado na cidade até então.
A concretização deste anúncio, tão aguardada pela população, pode resolver ou amenizar um dos maiores problemas já enfrentados por Barroso nos últimos anos: a falta de emprego e geração de renda.
Além desses investimentos dentro do Plano Municipal de Desenvolvimento, o prefeito anunciou novos projetos para a cidade, como a construção de 25 casas populares pelo programa Minha Casa Minha Vida no bairro João Bedeschi, o Abatedouro Municipal, a Escola Bem-Te-Vi no Jardim Europa e o calçamento de ruas, incluindo a segunda etapa da Avenida Carlos Alberto de Moura Pereira da Silva, no Canal.