A Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou na quinta-feira (9) o envio de 5.895 mil doses do imunizante da Janssen para os municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes. O quantitativo faz parte do 72º lote.
Deste lote, Barroso receberá um total de 45 doses.
Conforme a SES-MG, as doses serão destinadas para a dose de reforço das pessoas que receberam a 1ª dose da vacina da Janssen.
A medida não se aplica a gestantes nem a puérperas, que deverão utilizar como dose de reforço o imunizante Pfizer.
A pasta esclareceu, ainda, que depende do repasse dos imunizantes, por parte do Ministério da Saúde, para fazer a distribuição aos municípios e reforçou que os municípios têm autonomia na operacionalização da campanha, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, estabelecendo o planejamento da vacinação conforme a realidade do território.
Portanto, caso o município tenha completado o esquema vacinal de todas as pessoas de um grupo prioritário, e tiver dose disponível, poderá avançar na imunização de outros grupos prioritários elencados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
Informações: G1