O Athletic Club, estreante da Série B de 2025, foi punido pela FIFA com um transfer ban e não poderá registrar jogadores nas próximas três janelas de transferência. A punição, que foi confirmada pela entidade na última segunda-feira, consta no site “Fifa Registration Bans”, que detalha as restrições de registro impostas a clubes.
Em nota oficial, o clube mineiro explicou que a punição resultou de “uma questão sistêmica no pagamento de uma negociação”. A nota também esclareceu que, até o momento, não houve qualquer notificação formal da FIFA ou da CBF sobre o caso, que se encontra em estágio inicial. O Athletic afirmou que já tomou as providências necessárias para regularizar o pagamento e que a questão será resolvida até esta terça-feira, 7 de janeiro.
O time de São João del Rei, que retornou ao futebol profissional em 2018 e, em 2024, conquistou a vice-liderança da Série C, garantindo uma vaga inédita na Série B, foi uma das primeiras equipes brasileiras a se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A punição não afetará o planejamento do clube para o Campeonato Mineiro, que começa em 18 de janeiro, quando o Athletic enfrentará o Pouso Alegre, no Manduzão. Antes da estreia, o time realizará um jogo-treino contra o Santos, nesta quinta-feira, 9, no CT Rei Pelé.
Até o momento, o clube havia contratado cinco jogadores para a temporada, incluindo o lateral Wesley Gasolina, ex-Cruzeiro e Flamengo. O meia paraguaio Fernando Martinez, também contratado, foi emprestado ao Pouso Alegre dois dias após ser anunciado.
#AthleticClub #puniçãoFIFA #SérieB2025 #CampeonatoMineiro2025 #futebol #Athletic #CBF #Santos #PousoAlegre