Barrosenses preocupados pedem ações das autoridades contra os ataques de cães

Relatos de ataques de cães têm gerado preocupação entre os barrosenses. Na última sexta-feira (05), uma cidadã que passava pelo bairro Dr. José Guimarães foi surpreendida por um cachorro na Rua José Damásio Campos (sentido ao sítio Ebenézer). Ela relatou ter sido atacada sorrateiramente e em seu relato à reportagem ela pediu intervenção das autoridades locais para evitar incidentes mais graves, especialmente no referido ponto, onde segundo ela há muitas mães que passam com crianças para leva-las à creche/escola.

A cidadã ainda nos encaminhou imagens dos ferimentos, evidenciando a gravidade do incidente. Até o momento de sua denúncia, o animal permanecia na área. Outros relatos nas redes sociais mencionam casos semelhantes, como o ocorrido na Rua Porto Seguro, a rua da APAE, onde um cão também atacou um assistido da instituição.

A questão ganhou destaque também pela manifestação pública de preocupação de uma mãe, afetada pelo incidente próximo à APAE. Ela pediu ação das autoridades para garantir a segurança tanto dos moradores quanto dos animais.

“Eu não sou e nem gosto de vir a redes sociais fazer reclamações! Porém hoje fiquei extremamente consternada com a situação que meu filho (…). A caminho da APAE, um dos cachorros que ficam naquela rua em frente à delegacia correu atrás dele e o mordeu. Gostaria que as autoridades públicas e seus colaboradores tomassem alguma providência para o bem estar tanto daqueles animais quanto dos usuários que frequentam o local! ”, diz a publicação em seu perfil.

A emissora procurou a Prefeitura Municipal através de sua assessoria para apresentar as preocupações e obter um posicionamento sobre a situação. Entre os questionamentos levantados estão a existência de um protocolo específico para lidar com cães agressivos ou sem dono que representem risco à segurança dos cidadãos, bem como medidas preventivas para evitar novos incidentes envolvendo esses animais. No entanto, não houve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço continua disponível para uma manifestação das autoridades a respeito do assunto.

LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E MANEJO DE CÃES E GATOS

Sobre o tema, a emissora pesquisou e encontrou a Lei Municipal Nº 3.322, aprovada em abril de 2024, que regulamenta a Política Municipal de Proteção e Manejo Populacional de Cães e Gatos em Barroso. Segundo esta lei, cães agressivos, definidos como aqueles que representam risco à integridade das pessoas devido a temperamento forte e falta de contenção, estão sujeitos a medidas específicas.

O texto ainda prevê procedimentos claros para a captura humanitária e a adoção responsável desses animais encontrados soltos em vias públicas. Além disso, estabelece a criação de um Conselho Municipal de Proteção dos Animais, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, para assegurar a aplicação eficaz das diretrizes estabelecidas.

Diante do exposto, a comunidade aguarda não apenas respostas imediatas para garantir a segurança pública frente a esses incidentes, mas também a implementação efetiva das diretrizes estabelecidas pela lei municipal, especialmente voltadas para os animais abandonados.

Compartilhe essa notícia!