O Instituto Nossa Senhora do Carmo divulgou nesta terça-feira (28) o registro de 90 atendimentos relacionados à síndrome gripal.
A situação está ligada a atual onda de gripe causada por diversos vírus como o H3N2, por exemplo, que vem se espalhando de forma considerável.
Assim sendo, os profissionais de saúde do INSC orientam toda a população a redobrar os cuidados com a gripe, seguir o tratamento à risca e procurar ajuda hospitalar somente em casos de urgência.
Além disso, o Hospital de Barroso também pede atenção à prevenção a Covid-19 que ainda é considerada uma situação preocupante e que exige alerta e cautela.
OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA H3N2 SÃO:
-Febre alta, acima dos 38ºC;
-Dores na garganta e no corpo; -Espirros, tosse e coriza;
-Calafrios; cansaço excessivo; -Náusea; vômito e diarreia.
JÁ A PREVENÇÃO INCLUI:
-Lavar as mãos usar álcool em gel;
-Usar máscara descartável;
-Manter os ambientes ventilados;
-Evitar aglomerações;
-Vacinação contra gripe.
O QUE É A INFLUENZA H3N2?
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Também conhecida como vírus do tipo A, é um dos principais responsáveis pela gripe e pelos resfriados. Assim como ocorre com o coronavírus, o vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.
O H3N2 é considerado sazonal e bem conhecido em todo o mundo, desde quando ocorreu uma pandemia em 1968, com a gripe de Hong Kong.