O governo federal selecionou Barroso para receber 20 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida – FNHIS Sub50. A iniciativa beneficia famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.850 e faz parte de uma etapa inicial que inclui 344 municípios mineiros com menos de 50 mil habitantes.
Barroso está entre as cidades que cadastraram propostas para a construção dessas moradias, que ainda passarão por uma nova avaliação antes do início das obras.
O município tem até 12 de setembro para cadastrar suas propostas na plataforma TransfereGov, prazo definido pelo governo federal para garantir a participação no programa.
Apesar da aprovação inicial de cerca de 60 mil unidades habitacionais no país, a construção será limitada a aproximadamente 30 mil moradias, devido ao teto orçamentário de R$ 4,2 bilhões estipulado pela Portaria MCID nº 892.
Barroso terá até 10 de março de 2026 para apresentar a documentação necessária para a contratação dos recursos federais, que serão liberados pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).