Morreu nesta quarta-feira, 31 de julho, o ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Barroso, Gilberto Stélio de Souza, aos 81 anos. A causa da morte não foi revelada.
Gilberto exerceu dois mandatos como vereador, de 1967 a 1970 e de 1983 a 1988, tendo presidido a Câmara em 1968. Foi um dos primeiros advogados atuantes em Barroso, alcançando o título de Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior em 1976.
Natural de Barroso, era filho de Gilberto Napoleão de Souza e Maria Graçano Ferreira de Souza, e tinha mais cinco irmãos. Estudou e se formou na primeira turma do Colégio São José, diplomando-se no curso ginasial em 1962. Cursou Técnico em Contabilidade no Colégio Comercial Plínio Alvarenga em Barbacena, formando-se em 1967.
Foi reconhecido pelo incentivo à leitura, tendo sido colaborador da campanha Pró Biblioteca Municipal em 1969, reconhecimento que recebeu do Município de Barroso. Além disso, é considerado um dos grandes incentivadores da criação da Comarca de Barroso, postulando ativamente pela sua criação.
Dr. Gilberto foi servidor público municipal, exercendo diversos cargos, entre eles o de secretário de Administração e assessor jurídico. Casado, deixou os filhos Silberth, Gilberto Júnior (que seguiram na área jurídica), Cínthia, Cibele e Roberth, além de nove netos. Sua significativa participação na vida pública lhe concedeu uma homenagem com a denominação de seu nome a uma das ruas do bairro Irmãos Pinto.
Seu corpo será velado no novo Velório Resende, na Praça do Cruzeiro, em Barroso, com horário ainda a ser definido. Haverá missa de corpo presente nesta quinta-feira, às 10 horas, na Matriz de Sant’Ana e, em seguida, sepultamento no Cemitério Santa Maria.
A Rádio Liberdade FM manifesta suas condolências aos familiares e amigos neste momento de luto.
Fotos: Arquivo pessoal/ Câmara Municipal de Barroso