Trabalho de produtores rurais é destaque em qualidade e economia em Barroso

Há pouco mais de um mês, agricultores da cidade e região contam com mais uma opção para a comercialização de seus produtos com a Feira Livre da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Barroso, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Barroso.

A feira, além de trazer mais uma opção para o consumidor adquirir produtos frescos, com preço acessível e livres de conservantes, também é uma vantagem para o produtor expandir seus negócios e aumentar a renda.

Dentre os produtores que vendem na feira e em outros comércios está o senhor Paulo César Souza, 53 anos, morador de uma fazenda na comunidade do Quintanilha, que encontrou na feira uma oportunidade de mostrar a qualidade de seus produtos e também garantir o sustento da família que vive da produção de queijos, doces e da venda de hortifrutis. 


“Encontrei na feira a oportunidade de aproveitar algo que gosto para gerar o meu sustento e da minha família. Tem sido uma experiência muito boa e que apesar de difícil em alguns momentos, tem gerado bons lucros” comenta Paulo.

Quem também se dedica à produção agrícola é Maria Aparecida de Freitas, de 54 anos, moradora do sítio Invernada, pequena propriedade à beira da BR-265, cerca de 12 km de Barroso. Maria Aparecida produz uma série de produtos como abobrinha, quiabo, moranga, jiló, alface, almeirão, mostarda e cebolinha.

“A produção agrícola já é algo de família e decidi dar continuidade ao trabalho. 

Gosto muito de vender meus produtos na feira e para quem mais me procura. As pessoas gostam do meu serviço, pois entrego alimentos frescos e naturais. Hoje em dia todos preferem comer coisas mais saudáveis e eu fico feliz em poder oferecer isso a elas” disse Maria.

Outro produtor da feira, que trabalha com verduras, legumes e frutas é o agricultor João Afonso da Silva, 62 anos, que junto a família vende hortifrutis e os comercializa tanto na feira quanto em outros pontos da cidade.

Morador e dono de uma pequena propriedade no Caetés, na zona rural de Barroso, o senhor João tem uma plantação de onde é retirada toda a produção.

“Todas as plantas vêm da minha propriedade. Meus filhos e minha esposa também me ajudam nos negócios e a vender o que nós produzimos. Gosto do que eu faço, pois é assim que consigo sustentar minha família e também gosto do contato que tenho com os clientes” ressaltou João.

Histórias como essa mostram a importância da agricultura familiar que oferece acesso a uma alimentação mais saudável e também é um trabalho para produtores rurais de Barroso e região.

A Feira Livre da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Barroso, acontece todos os sábados, de 8h às 12h, na Praça Sant’Ana.

Compartilhe essa notícia!