Na manhã deste domingo (07), a comunidade católica da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebrou solenemente o dia de São João Maria Vianney, padroeiro do Bairro João Bedeschi e padroeiro Universal dos Padres.
O início da solenidade foi marcado por uma pequena procissão pelas ruas do Bairro João Bedeschi com a venerada imagem de São João Maria Vianney. Na chegada, o Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento e o Pároco Padre Pedro Jesus Wiermann, concelebraram a Santa Missa.
Colocada no alicerce, a pedra fundamental foi enterrada pelo Bispo Diocesano, pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pelo Prefeito Anderson, e pelos moradores da comunidade Arlete das Graças, Teomar Campos e Wendell Nascimento (atual presidente e responsável pelas obras da nova igreja).
O ritual de bênção da Pedra Fundamental marca o início oficial das obras da construção da nova igreja que será edificada no centro do bairro.
A Pedra
A Pedra abençoada pelo bispo foi a primeira pedra a ser colocada na obra pelo Bispo e alguns moradores devotos.
A Pedra Fundamental é um bloco maciço de mármore, encontrado em nossas formações rochosas de Barroso. Feita de matérias primas fora dos padrões dimensionais, que seriam descartadas na natureza sob a forma de passivo ambiental, foi transformada em produto acabado de primeira linha doada pela empresa barrosense Petra Minas.
Junto à Pedra foi depositado as cinzas do primeiro cruzeiro da comunidade do Bedeschi abençoado em 22 de agosto de 1994 pelo Reverendíssimo Senhor Padre Antônio Claret que na data era vigário paroquial de Sant’Ana. O cruzeiro foi colocado logo após a doação do terreno sob o pretexto do início das obras da futura igreja como se lê nos livros de tombo da Matriz de Sant’Ana. Passados 28 anos suas cinzas estarão para sempre eternizadas nos alicerces da igreja que se ergue.
A Nova Igreja
A nova construção será feita fora dos padrões das igrejas católicas de Barroso. A começar de seu formato, a igreja será redonda, acompanhando o desenho da praça central do bairro. Além disso, será do tipo “moderna” que contrasta com o estilo gótico da Matriz de Sant’Ana e do romântico da Matriz de Fátima. Será a primeira igreja construída e com arquitetura e iconografia moderna de Barroso.
Além da igreja será construído um anexo social, voltado para a realização de eventos e festividades culturais e religiosas da comunidade atendendo assim a toda a população do bairro com cultura, lazer, religiosidade e formação.