Este ano, a paróquia de Sant’Ana do Barroso celebra seus 140 anos de história. Para marcar este momento significativo, a igreja apresentou sua nova identidade visual, representada por um brasão oficial que incorpora diversos aspectos importantes da fé e da história local.
A cruz central simboliza a entrega de Cristo pela salvação da humanidade, enquanto a cor azul representa a dimensão divina e a eternidade de Deus. O vermelho, por sua vez, simboliza a realidade humana e o campo de trabalho dedicado ao anúncio da palavra divina.
As chaminés no brasão recordam o trabalho do povo barrosense, cuja dedicação se eleva ao céu, marcada pela virtude da esperança. Uma estrela sobre o campo vermelho evoca a Virgem Maria, “Estrela que precede o nascer do Sol da Justiça”, assim como a Virgem do Pilar, que preside a Diocese de São João del Rei.
Alianças entrelaçadas simbolizam a fidelidade de Deus para com seu povo, lembrando também a fidelidade de Joaquim e Ana ao cumprir a vontade divina. O pergaminho que toca a terra representa a Palavra de Deus revelada, enquanto o lírio que perpassa a Palavra evoca a Virgem Santíssima, fiel serva da Palavra divina. O campo verde no brasão simboliza a terra fecundada pela Palavra de Deus, enquanto o rio evoca o Rio das Mortes e as águas do Santo Batismo.
O brasão era uma necessidade e desejo antigo da paróquia, tendo a ideia sido amplamente abraçada pelo pároco Pe. Jorge Fonseca. O símbolo foi criado por Pe. Hermínio, especialista em Heráldica, e agora integra a rica história da paróquia de Sant’Ana do Barroso, representando um marco para o povo católico da cidade e todos os fiéis que acompanham sua trajetória ao longo de quase um século e meio de existência.