Juiz de Fora investiga primeiro caso suspeito de ‘Flurona’ em Minas

A cidade de Juiz de Fora, investiga o primeiro caso de infecção dupla por Covid-19 e Influenza, a chamada ‘Flurona’. A prefeitura da cidade, em nota enviada na manhã desta terça-feira (04), não deu detalhes sobre idade, sexo e estado de saúde da pessoa que está com suspeita da contaminação. 

De acordo com a administração municipal, “a investigação epidemiológica está em andamento”. A reportagem questionou a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) para saber se a pasta já foi notificada do caso e se acompanha outros registros suspeitos em Minas, mas nenhum retorno foi obtido até a publicação desta matéria.

Já em Belo Horizonte, capital mineira, conforme nota da Secretaria Municipal de Saúde, não há notificações para a Flurona até esta terça-feira. 

BRASIL JÁ CONFIRMA CASOS 

No Brasil, já foram confirmados pelo menos quatro casos de Flurona. Três registros foram no Ceará e, segundo a Secretaria da Saúde do Estado nordestino, os diagnosticados são dois bebês de um ano e um homem de 52 anos. Os três já receberam alta. 

O outro caso foi registrado na cidade do Rio de Janeiro, em um adolescente de 16 anos. A informação foi divulgada pela TV Globo. 

PREOCUPAÇÃO

A coinfecção pelos vírus Sars-Cov-2 (Covid-19) e influenza (gripe) é mais comum no Brasil do que os números sugerem, aponta o infectologista Bernardo Montesanti Machado. A preocupação, segundo o especialista, fica por conta dos efeitos do duplo diagnóstico no quadro clínico dos pacientes.  

De acordo com o médico ouvido por O TEMPO, a dupla infecção ganha força com a redução das medidas contra a Covid-19. “As medidas de proteção contra coronavírus fizeram com que os outros vírus parassem de circular. Agora, a dinâmica social de interações voltou à normalidade. Isso fez alguns vírus serem retomados”, diz o médico do Laboratório Hilab.

Informações O Tempo/ Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Compartilhe essa notícia!

Receba nossas Notícias

Preencha os campos abaixo para receber Notícias, Promoções e Dicas em primeira mão no seu WhatsApp e E-mail.
Ao pressionar o botão "Quero Receber", você confirma que leu nossa Política de Privacidade.