Foto: Arquivo/ Invictus Centro de Ensino
O desempenho dos estudantes do Invictus Centro de Ensino colocou Barroso em destaque no cenário educacional do Campo das Vertentes. A instituição alcançou a maior média geral do Enem 2024 entre todas as escolas regulares da região, segundo dados da ferramenta “Central do Enem”. A nota obtida foi de 669,72, superando tradicionais colégios de Barbacena e São João del-Rei.
Em entrevista ao Jornal das 11, da Rádio Liberdade FM, o diretor do Invictus, professor Lauro Lamounier, destacou que o feito é motivo de orgulho não apenas para a escola, mas para toda a cidade: “A gente imaginar um pouco de bairrismo, mas no sentido positivo, celebrativo, de ver as qualidades que a gente tem, os prodígios que a gente tem na cidade. Dentro dessa fileira de destaques e sucessos, o Invictus agora pede passagem para poder fazer um registro histórico”, comentou ele.
Segundo Lamounier, o resultado é fruto de um trabalho coletivo, envolvendo didática, professores, técnicos, alunos e famílias, e reflete a proposta pedagógica do colégio, que combina acompanhamento próximo, atenção à condição psicossocioemocional dos estudantes e planejamento estratégico. O diretor também lembrou a trajetória da instituição, que completa 15 anos em 2025, ressaltando que o primeiro lugar conquistado no Enem é um marco que consolida o Invictus como referência em educação na região.
Sobre o futuro, ele projeta novos desafios: “Os primeiros 15 anos foram de encerrar com dignidade o Colégio São José, instituição que antecedeu o atual colégio, e construir a história do Invictus. Agora, os próximos 15 serão de mais proximidade com a cidade. Barroso. O que a gente pode fazer juntos? Essa é a nossa perspectiva”, ressaltou.
Com o resultado, o Invictus consolida sua posição como referência em educação no Campo das Vertentes, mostrando que uma escola do interior pode competir em igualdade com instituições tradicionais e de maior porte. A conquista é também um marco para Barroso, que vê seus jovens alcançando destaque no cenário educacional mineiro.