Nesta sexta-feira, 18 de outubro, a cidade de Dores de Campos dá início à tradicional festa em honra a São Benedito, que seguirá até domingo, 20. A celebração contará com missas e procissões, ressaltando a devoção ao santo, especialmente apreciado entre cozinheiras e cozinheiros.
São Benedito, conhecido como o santo negro, é um símbolo de proteção e bênção nos lares brasileiros, principalmente nas cozinhas. Luciana, do Bairro Paloma, menciona que mantém a imagem do santo em sua cozinha desde o casamento: “Acredito que São Benedito olha por nós e abençoa nossos alimentos”.
Nascido em 31 de março de 1524, na Sicília, São Benedito era filho de escravos e foi declarado livre ao nascer devido a uma promessa dos patrões de seus pais. Mesmo sem saber ler ou escrever, ele se tornou superior do mosteiro onde viveu, sendo conhecido por seus conselhos e pelo atendimento respeitoso às pessoas. No Brasil, é reverenciado como padroeiro das cozinhas, simbolizando sua ligação com a culinária e a bondade.
Com informações da Diocese de São João del-Rei.