Dois filhotes de cachorro, sem raça definida, foram abandonados dentro de uma caixa de papelão na noite da última segunda-feira (18), no bairro Genésio Graçano, em Barroso. O ato ocorreu às 22h22 e foi registrado por uma câmera de vigilância que mostra o momento em que um motorista estaciona o veículo e abandona os animais em via pública.
A Associação Protetora dos Animais de Barroso (APAB) publicou, em suas redes sociais, um comunicado sobre o caso e informou já ter identificado o responsável. Em uma carta aberta, a entidade pediu que a pessoa envolvida entrasse em contato com a advogada da associação para que a situação fosse resolvida de forma extrajudicial.
Em contato com a APAB, a Rádio Liberdade foi informada de que o responsável já procurou a associação para prestar esclarecimentos. Segundo ele, um familiar havia pedido que encontrasse alguém para cuidar dos filhotes. Ao deixá-los na rua, acreditava que alguém os encontraria, negando, portanto, que sua intenção fosse abandoná-los.
O abandono de animais é crime no Brasil. A Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê punição para quem pratica maus-tratos, que inclui o abandono. Além disso, a Lei nº 14.064/2020 aumentou a pena para maus-tratos a cães e gatos, incluindo o abandono, com reclusão de 2 a 5 anos. O abandono também pode ser considerado uma infração de trânsito, com multa e recolhimento da habilitação, quando realizado com veículo.