Audiência Pública vai discutir soluções para cães agressivos em situação de rua em Barroso

A Câmara Municipal de Barroso realizará no dia 28 de agosto, às 18 horas, uma audiência pública para debater um tema que preocupa a população: “População com medo: em busca de soluções éticas, eficazes e responsáveis para os cães em situação de rua que apresentam comportamento agressivo na cidade de Barroso.”

A iniciativa é da vereadora Grasi Veterinária e já foi aprovada pelo plenário da Câmara. O encontro acontecerá no prédio da própria Câmara Municipal e tem como objetivo encontrar soluções que garantam a segurança da população e o bem-estar dos animais.

Segundo a vereadora, a audiência foi solicitada devido ao aumento no número de ataques registrados na cidade. “A preocupação é com as pessoas que têm medo de circular por determinados locais, mas também com os cães, que acabam sendo ameaçados”, afirmou.

Estão confirmadas presenças de protetores de animais locais e de municípios vizinhos, que vão expor os desafios enfrentados na proteção dos cães e o que esperam do poder público. Além disso, participarão médicos veterinários especializados em controle populacional e abrigos de cães.

Autoridades como representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Executivo Municipal e veterinários da cidade também serão convidadas a participar durante esta semana.

No município, desde 2013, tanto a Associação Protetora dos Animais quanto a vereadora promovem ações de controle populacional e, até o momento, já atenderam milhares de animais. Essas medidas são essenciais para evitar o nascimento de novos filhotes que possam ser abandonados nas ruas.

No entanto, além do controle populacional, há necessidade urgente de políticas públicas específicas para os animais que já vivem em situação de rua.

A participação da população é fundamental, especialmente daqueles que já foram vítimas de ataques ou que convivem com medo e insegurança em decorrência da situação. O objetivo é construir, coletivamente, alternativas para estruturar, cobrar e implementar soluções efetivas para Barroso.

Compartilhe essa notícia!