Em entrevista à Rádio Liberdade FM nesta sexta-feira (08), a coordenadora da Vigilância Sanitária de Barroso, Larissa Nogueira, alertou para a possibilidade de um novo surto de dengue na cidade, com uma intensidade até três vezes maior do que o último registrado. O alerta foi feito durante um seminário em Barbacena, realizado há cerca de 15 dias, que reuniu representantes dos municípios da macrorregião.
Embora a situação esteja atualmente controlada, com poucas notificações de casos e uma incidência considerada moderada, Larissa explicou que, com o início do período sazonal da dengue — que vai de outubro a março e é caracterizado por chuvas — a expectativa seria de uma incidência menor neste início de ciclo, o que não está acontecendo.
Em 2016, o município enfrentou um surto semelhante, que se repetiu no fim de 2023 e início de 2024. Ela informou que já foram realizadas reuniões para traçar ações de organização e prevenção, como a definição dos fluxos de atendimento no hospital, por exemplo.
Em relação às ações preventivas, Larissa informou que, ainda em novembro, será divulgado um cronograma para a realização de mutirões de limpeza. A coordenadora também enfatizou a importância da colaboração da população na eliminação dos focos do mosquito. “A gente trabalha com orientação, bate na casa da pessoa, orienta, pede, explica. Se o agente for na sua casa uma vez por mês e os outros 29 dias, quem é que vai fazer? Então essa parte é a população”, afirmou.
Larissa também informou que os imóveis, tanto lotes quanto residências, identificados com focos de dengue, por meio de agentes de endemias, denúncias ou tecnologias como drones, receberão notificações. Se os focos não forem eliminados, os responsáveis poderão ser multados ou até ter ações judiciais movidas, conforme as normas previstas em lei.
Na entrevista, não foram mencionados números de casos de dengue, apenas áreas com focos significativos, como o bairro Josefina Coelho. Larissa explicou que, embora a vacina contra a dengue já esteja disponível no Brasil, não há previsão de distribuição para Barroso.