Setembro Azul: Escola Estadual Francisco Antônio Pires realiza evento “Mãos que Falam” em comemoração ao Dia Nacional do Surdo

No último dia 26 de setembro, a Escola Estadual Francisco Antônio Pires (FAPI) promoveu o evento “Mãos que Falam”, em celebração ao Dia Nacional do Surdo e ao Setembro Azul, mês dedicado à valorização da comunidade surda e à Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A programação incluiu uma apresentação da música “Somos”, de Melim e Alonk, em Libras, conduzida pela intérprete Polyana Melo. O momento contou com a participação das professoras de apoio Tamara e Elianise, além de alunas do 8º e 9º anos da FAPI e das estudantes da rede municipal, Giovana e Maria Clara.

O evento também apresentou uma gincana que estimulou a prática da Libras, com o apoio da intérprete Patrícia Gomes e a participação de amigos surdos: Diane, Kaique, Bianca e Maria Clara, além da colaboração de professores e direção da escola. As atividades realizadas na quadra incluíram o aprendizado de sinais, um jogo de telefone sem fio em Libras e a confecção de faixas em homenagem à comunidade surda.

A intérprete de Libras, Polyana Melo, destacou a repercussão positiva entre os alunos: “Os estudantes ficaram extremamente envolvidos e empolgados com as atividades. A emoção era visível tanto entre os amigos surdos quanto entre os ouvintes presentes. Acreditamos que eventos como esse são fundamentais para promover a verdadeira inclusão.”

Setembro Azul, também conhecido como Setembro Surdo, é uma campanha anual que visa aumentar a visibilidade da comunidade surda e reforçar a importância da inclusão social.

Compartilhe essa notícia!