Nesta quarta-feira (2), moradores do bairro Irmãos Pinto, em Barroso, relataram uma queimada em um lote vago próximo às ruas Vereador Jaime Nogueira Filho e Vereadora Vera Aparecida Rodrigues Pereira. A fumaça e a fuligem, provenientes da queima da vegetação e de resíduos, atingiram a parte alta e baixa do bairro, segundo moradores. A fumaça, inclusive, pôde ser vista das dependências da emissora.
A Brigada Voluntária de Barroso foi acionada e compareceu para realizar o controle das chamas e o rescaldo. O caminhão-pipa da Prefeitura também foi acionado para atuar no combate.
Nessa mesma tarde, a reportagem notou que outro ponto da cidade também apresentava um foco de queimada, na região acima do Agrião, onde está localizado um tipo de loteamento. A emissora também informou à Brigada sobre a existência do mesmo.
A qualquer momento, traremos atualizações.
QUEIMADA É CRIME, DENUNCIE!
De acordo com a legislação vigente, a prática de queimadas é considerada crime ambiental (Lei nº 9.605/1998), sujeita a sanções legais. Além dos impactos materiais, o incêndio pode comprometer a qualidade do ar e afetar a saúde da população, provocando irritações e agravando doenças respiratórias.
Denúncias de queimadas podem ser feitas na Ouvidoria Municipal, na Secretaria de Meio Ambiente ou pelo site www.barroso.mg.gov.br/ouvidoria, bem como pelo telefone (32) 3351-4825.




