Projeto Sangue Bom promove a importância da doação de Sangue e ajuda a salvar vidas

O Instituto ABC, entidade que atende pessoas carentes em Barroso, tem entre suas diversas atividades, o Projeto Sangue Bom que tem o objetivo de conscientizar sobre a doação de sangue.

Em atividade há pouco mais de quatro anos, a iniciativa tem uma parceira com o Hemominas de São João del Rei, responsável pela coleta de sangue dos doadores barrosenses que comparecem ao local duas vezes ao mês.Um transporte gratuito é oferecido para o deslocamento dos doadores.

Segundo o coordenador e idealizador do projeto, Luciano Nogueira, mais de 300 pessoas já participaram da ação e fizeram sua doação de sangue.

“Ao longo desses quatro anos, 300 barrosenses já vieram conosco aqui para realizar a sua doação. Essa procura é facilitada no sentido de numa parceria com a Rádio Liberdade FM no nosso quadro da Patrulha da Solidariedade nós meio que demos popularidade a essa questão, na divulgação, levando pessoas para darem seus depoimentos e isso tem conscientizado e influenciado mais pessoas a fazerem a doação de sangue, tendo em vista que as pessoas que vem conosco vem pela primeira vez e passam a gostar de praticar esse gesto de amor ao próximo e voltam e divulgam com amigos e vizinhos e isso são muito importantes porque quanto mais pessoas se dispuseram a vir certamente mais beneficiários vamos ter para poder ajudar com essa doação de sangue”. […] Temos vários parceiros que ajudam a conduzir o projeto Sangue Bom como a Prefeitura Municipal, a Rádio Liberdade FM e a diretoria do Instituto ABC que dá todo o aval e condições para esse trabalho e beneficiarmos não somente pessoas da comunidade, mas para qualquer pessoa do Brasil”.

FALTA DE ESTOQUE DE SANGUE

A importância da doação de sangue faz a diferença para o Hemonúcleos que sofrem muitas vezes com a falta de estoque.

A captadora do Hemominas de São João del Rei, Elisabeth Santos, esclareceu a nossa reportagem sobre essa questão e como a doação faz a diferença quando o assunto é salvar vidas.

“Nós temos muitas dificuldades com os grupos sanguíneos negativos, principalmente o O negativo que a gente chama hoje de sangue universal. Poucas pessoas pertencem a esse grupo sanguíneo e consequentemente temos pouco no estoque e quando a pessoa necessita ela só pode receber o O negativo. Então é um sangue que está sempre em falta e em defasagem no banco de sangue. Com isso, o sangue que mais precisamos ter em nossa unidade é o ‘O negativo’ porque pode ser doado para qualquer pessoa com outro tipo sanguíneo, sejam positivos ou negativos” […] “Agradeço ao povo de Barroso que está fazendo junto com o Instituto ABC e com o Instituto Nossa Senhora do Carmo, na questão da doação de sangue e quero pedir às pessoas que ainda não são doadoras que venham fazer a sua doação, é importante, é um ato de solidariedade que temos que ter durante a nossa vida. O sangue não é adquirido em uma farmácia e sim de pessoa para pessoa”.

DOADORES

A cada semana que os barrosenses vão ao Hemonúcleo de São João del Rei sempre há um doador de primeira viagem como é o caso de Ana Caroline Marques [Foto acima].

“O que me motivou a doar sangue foi a vontade de ajudar as pessoas e o Hospital de Barroso. Eu acho que é um gesto simples que pode ajudar muitos que vão sair beneficiados, tanto para nós que doamos quanto para quem recebe. É a primeira vez que doou sangue.Acho que antes eu tinha um pouco de medo, mas já tinha essa vontade há tempos e agora eu tive essa oportunidade. É uma sensação muito boa, é muito tranquilo e valeu a pena” destacou Ana Caroline.

QUEM PODE DOAR

De acordo com o Hemominas, para doar sangue à pessoa tem que estar bem de saúde, pesar acima de 50 kg, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e não pertencer ao grupo de risco de pessoas com doenças transmissíveis. Há também as
condições conhecidas com aptidão temporária, que é quando a pessoa tem uma tatuagem, piercing e faz uso de algum tipo de medicação. Nestes casos a pessoa tem que esperar um pouco para fazer a doação em um período definido pelo Hemominas.

Para se tornar um doador do Projeto Sangue Bom, basta procurar a sede do Instituto ABC, no bairro do Guede, próximo a Associação Comunitária Joaquim Gabriel de Souza, de 13h às 22h, de segunda a sábado.

Quem quiser também pode entrar em contato pelo WhatsApp 99968-1245 para saber quais as condições para ser um doador.

Compartilhe essa notícia!