Mediante as recorrentes reclamações de ouvintes sobre problemas com a empresa responsável pela prestação de serviço de iluminação pública em Barroso, a Rádio Liberdade FM procurou o Poder Público para se posicionar sobre o fato. A mesma se manifestou através de uma nota. Confira na integra:
“A Prefeitura Municipal de Barroso vem por meio desta nota se posicionar a respeito dos comentários emitidos pelo âncora do jornal das 11, Rhonan Moreira Neto, no noticiário de terça-feira (21) sobre a troca de iluminação pública. Cabe ressaltar que a Prefeitura não foi solicitada anteriormente para esclarecer e prestar as informações, mas fazemos questão, em respeito à população que necessita do serviço, esclarecermos.
Importante ressaltar que a contratação da empresa responsável pela troca de iluminação é feita pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas), que é um “braço” das Associação dos Municípios das Vertentes (AMVER) e do qual Barroso faz parte e recebe ainda outros serviços.
O prefeito Anderson tem cobrado sistematicamente e pessoalmente a melhoria da prestação do serviço e inclusive já informou ao presidente do Consórcio, Higino Zacarias, prefeito de Ritápolis, que se o serviço não for colocado em dia vai deixar de contratar o serviço junto ao Cigedas.
A cobrança tem surtido efeito. Cabe informar a emissora que na noite de segunda-feira (20) a secretária executiva do Cigedas, Kassiana Alves Arantes, esteve na Câmara atendendo requerimento do líder da bancada da situação, vereador Luiz Moreira, para prestar esclarecimentos. Por mais de uma hora a secretaria executiva respondeu ao questionamento dos vereadores, assumiu as deficiências e informou atitudes que estão sendo tomadas.
O Cigedas informou que foi aberto um processo administrativo para averiguar o que está acontecendo com a empresa contratada, que até a segunda-feira constavam 132 chamados em abertos no município de Barroso e que a empresa está fazendo uma força tarefa nos dias 20/03 e 21/03 para zerar essas solicitações. A secretária informou também que caso o processo administrativo conclua a falha da empresa será feita a rescisão com a Vagalume. Kassiana informou ainda que o Consórcio estuda uma forma para que seja criada base em Barroso; Ela encerrou dizendo que as lâmpadas que estão sendo instaladas são todas novas, porém, sabe-se que a rede da Cemig é muito antiga.
Paralelo a troca de lâmpadas, o Governo Municipal lançou em setembro do ano passado o programa Barroso +Iluminada, que prevê a troca da iluminação pública por LED. Na primeira etapa, o programa já contemplou 25 ruas, trocou mais de 300 postes por LED e investiu mais de R$ 380 mil. A segunda fase começa ainda esta semana e o investimento com as duas etapas vai ultrapassar os R$ 600 mil, chegando a mais bairros de Barroso.”, finalizou o Executivo.