Carros, motos, tratores, caminhões e outros veículos transformaram a Praça Sant’Ana neste domingo em um verdadeiro museu a céu aberto. O 17º Encontro de Veículos Antigos de Barroso reuniu cerca de 250 exemplares e atraiu colecionadores, entusiastas e famílias de várias regiões.
Organizado pelo Grupo GFN Garage, o evento é o terceiro mais antigo em atividade no estado e destacou modelos que carregam história e memórias afetivas. Além da exposição, a feira serviu como espaço de aprendizado e troca entre diferentes gerações. “Além do prazer pessoal que eu sinto, eu acho que aqui também tem a ver com cultura e com pessoas diferentes. Se você olhar hoje, tem de zero a cem anos, né? Você consegue agradar públicos diferentes, trocar ideias e compartilhar conhecimento, algo que estamos perdendo: o contato com as pessoas.”, comentou Wagner Nascimento, um dos organizadores, em entrevista à Rádio Liberdade FM.
Entre os clássicos, chamou atenção o Chevrolet 1948 Flatmaster do colecionador Robson, expositor e presidente do Clube de Autos Antigos de Congonhas-MG, Minas Gerais. “Este veículo já está comigo há mais de 30 anos e é como se fosse o meu hobby principal. Eu adoro estar com ele; faz parte da minha vida. Desde que minha esposa e eu nos conhecemos, temos uma vida vivida neste carro. As pessoas ficam radiantes. Perguntam como é, dizem ‘já tive um’, ‘meu pai já teve desse’, ‘eu andava num quando era pequenininho’ e assim por diante.”, relatou o colecionador.
O evento também encantou visitantes como Cássia, de Ponte Nova, que destacou a preservação dos veículos, e promete levar boas lembranças desse encontro. “Tenho vários veículos diferenciados, mas este [caminhão] achei interessantíssimo. Está bem original, com as marcas do tempo, fiel à sua essência, sem alterações ou inovações. Estou gostando muito daqui; o pessoal é acolhedor e valeu a pena o passeio e a exposição. É muito bonito.”, disse ela.
O Autoclássicos Barroso, clube de antigomobilistas recém-criado na cidade, marcou presença no encontro. Com cerca de 60 integrantes, o grupo busca reunir colecionadores e valorizar a paixão pelos carros clássicos. “Barroso tem muitos veículos antigos, mas faltava interação entre os colecionadores. Muitos carros ficam isolados ou parados, e as pessoas não se conectam. Então eu, o Láynner e o Adriano decidimos criar o grupo de carros antigos de Barroso, mesmo já existindo o encontro da GFN.”, explicou Heitor Barbosa, um dos idealizadores.
A programação contou também com música ao vivo. O show da banda Soul Sick animou o público e deu um clima festivo à ocasião. Entre relíquias sobre rodas e histórias marcantes, a Praça Sant’Ana ganhou vida e movimento, deixando todos ansiosos pela próxima edição do evento.


























