A Polícia Militar de Barroso tem trabalhado para combater o crime de duas formas: prendendo criminosos e adotando medidas preventivas para evitar novos delitos. Para isso, a corporação precisa gerenciar bem seus recursos, tanto em relação aos policiais quanto aos equipamentos disponíveis.
Durante sua participação no Jornal das Onze de sexta-feira (28), o comandante do Pelotão de Polícia Militar de Barroso, tenente Emerson, explicou como a PM tem buscado alternativas para superar desafios, como o aumento das demandas e a limitação de recursos. Segundo ele, a corporação tem otimizado suas ações, com o uso de inteligência, a maximização dos recursos tecnológicos e a consolidação de parcerias com outras instituições. Além disso, a Polícia Militar tem reforçado a aproximação com a população, utilizando canais de comunicação, como o rádio, por exemplo, para explicar seu trabalho e incentivar a participação dos cidadãos na segurança pública.
“Conforme o artigo 144 da Constituição Federal, a segurança é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Assim, a mobilização comunitária é essencial para prevenir crimes e reduzir a percepção de insegurança.”, afirma o Comandante.
Com essa abordagem, a Polícia Militar age tanto de forma direta, prendendo criminosos e impedindo crimes, quanto de forma indireta, criando ações que aumentem a sensação de segurança e tranquilidade na sociedade. O objetivo é não apenas combater a criminalidade, mas também garantir que os cidadãos se sintam protegidos no dia a dia.
CANAIS DE DENÚNCIA
A Polícia Militar de Barroso também disponibiliza canais de comunicação para a população. Além do número 190, os cidadãos podem entrar em contato diretamente com a guarnição através do telefone móvel: (32) 99108-9740. Cidadãos e comerciantes não devem hesitar em denunciar qualquer atividade suspeita ou informar sobre crimes presenciados. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e segura, contribuindo para a manutenção da ordem e segurança na cidade.