O prefeito Anderson de Paula anunciou mudanças no setor de fisioterapia do município de Barroso. Segundo ele, a Prefeitura vai contratar um médico ortopedista que ficará responsável por avaliar os encaminhamentos e definir a necessidade, a quantidade e o tipo de fisioterapia indicada para cada paciente. O anúncio foi feito durante a Audiência Pública de Prestação de Contas do 2º quadrimestre de 2025, realizada na noite desta segunda-feira (29), no plenário da Câmara Municipal.
“Nós temos que fazer um encaminhamento para fisioterapia, mas quem tem que ver o que a pessoa realmente precisa é o médico ortopedista. Então, nós estamos contratando esse profissional, que vai acompanhar, a partir de agora, esses encaminhamentos. Ele é quem vai laudar a quantidade de sessões necessárias, se o paciente precisa interromper ou continuar, e qual o tipo de fisioterapia que deve ser realizado”, afirmou durante a reunião.
O anúncio gerou repercussão nas redes sociais e entre os profissionais da área. Alguns destacaram que o fisioterapeuta é o profissional habilitado para organizar os atendimentos, sugerindo que os critérios técnicos poderiam ser definidos pela própria categoria. Outros questionaram a possibilidade de limitação no número de sessões e uma eventual sobreposição de funções entre áreas da saúde.
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) emitiu uma nota de desagravo às falas do prefeito, alegando que houve desrespeito à autonomia profissional dos fisioterapeutas.
“A medida não apenas desrespeita a legislação brasileira, mas também reforça um modelo ultrapassado e contrário às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). É imperativo esclarecer que a autonomia profissional dos fisioterapeutas é garantida por lei, e o exercício da profissão é regulamentado desde 1969, pelo Decreto-Lei nº 938”, diz um trecho da nota oficial. O CREFITO-4 MG também se colocou à disposição da Prefeitura de Barroso para colaborar na construção de políticas públicas que respeitem as prerrogativas da categoria. A nota completa pode ser conferida no perfil @crefito4 , no Instagram.
Diante das manifestações, a Prefeitura divulgou uma nota oficial, assinada pelo prefeito e pela equipe de Fisioterapia, esclarecendo as informações citadas durante a audiência pública.
“Após avaliações realizadas ao final do mandato anterior e no início do atual, em conjunto com os profissionais da área, concluiu-se ser pertinente reavaliar o fluxo de encaminhamento dos pacientes, com o objetivo de assegurar condutas mais resolutivas para os casos crônicos. Reiteramos que nunca houve, nem haverá, qualquer intenção de restringir ou retirar a autonomia do fisioterapeuta”, afirma o comunicado.
