Minas Gerais prevê vacinar pessoas com até 25 anos até o fim de agosto, afirma o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. O governo já iniciou o disparo de mensagens SMS para os residentes no Estado confirmando a informação, e alertando a população para as datas de cada faixa etária.
“A expectativa, sim, é que todos municípios este mês ultrapassem a vacinação de 25 anos. A capital já está vacinando abaixo de 35 anos, e a tendência sim é que Belo Horizonte e a região metropolitana atinjam essa idade de 25 anos. Alguns municípios atingirão 18 anos ainda neste mês muito provavelmente”, ressaltou o secretário.
A maior agilidade está associada à chegada de vacinas e distribuição dos imunizantes para as cidades. A previsão é que adolescentes comecem a ser vacinados ainda em setembro após concluída a aplicação da primeira dose em todos os adultos.
“Foi deliberado que após completar [a vacinação das pessoas com mais de] 18 anos, [o que] deve ser no começo de setembro, os adolescentes com comorbidades e depois todos eles serão vacinados em Minas”, afirmou o secretário Baccheretti.
Minas Gerais negociava a compra de vacinas da Sputnik, mas cancelou as tratativas uma vez que o fundo soberano russo fez exigências que vão na contramão do que foi estabelecido pela Anvisa e das intenções do governo de Minas.
Informações: O Tempo