Médico plantonista foi desligado do Hospital de Barroso após denúncia de cidadã nas redes sociais e na própria instituição

Um vídeo ganhou repercussão nas redes sociais há pouco mais de dois meses, destacando as dificuldades enfrentadas pelos residentes de Barroso e da região ao buscarem atendimento médico no Hospital local.

Uma moradora de Dores de Campos, utilizou suas redes sociais para expressar sua indignação com a situação. Segundo seu relato, sua mãe, internada no hospital há alguns dias com diagnóstico de pneumonia, dengue e infecção renal, sentiu fortes dores de cabeça e solicitou atendimento de um médico plantonista. No entanto, o profissional apenas prescreveu medicamentos, sem examiná-la pessoalmente.

“(…) fica aqui minha indignação com a falta de médicos de plantão, um descaso com a vida humana. Falta de médicos e os que tem NÃO dão informações pros familiares do quadro clinico dos pacientes absurdo”, escreveu ela em seu vídeo.

Ela também relatou que um médico deveria ter passado pelo quarto para verificar o prontuário, mas não compareceu nem deu explicações. Em seu apelo, a cidadã pediu que as autoridades tomassem medidas para resolver a situação. Em contrapartida, a mesma ressaltou a satisfação com o trabalho da equipe de atendimento ao público (recepção) e de enfermagem, bem como auxiliares gerais.

Após a divulgação do vídeo, outros relatos surgiram, evidenciando a preocupação da população com a qualidade do atendimento no hospital. Entre eles, uma barrosense comentou sobre a espera prolongada por atendimento para sua avó de 86 anos, que sofria de arritmia cardíaca. Segundo o relato, além da gravidade do caso, o atendimento foi demorado e inadequado.

PLANTONISTA FOI DESLIGADO APÓS DENÚNCIA

No dia 31 de maio, também nas redes sociais, a dorense atualizou a situação em uma nova postagem, informando que foi aberta uma sindicância para investigar o ocorrido. No documento enviado pela Comissão de Apuração e Sindicância à denunciante, constava o seguinte:

“Diante dos fatos foi repassado ao diretor técnico responsável pelo médico plantonista que advertiu o mesmo e explicou sobre sua obrigatoriedade de atender urgências dos leitos de internação. A partir do dia 01/06/2024 o médico não fará mais parte da equipe que presta serviço na instituição. Esse período de um mês é referente ao aviso prévio para que a escala possa ser adequada.”.

Ela destacou o poder da denúncia em casos desse tipo: “Denuncie sempre que houver algo errado, procure seus direitos e faça valer”. A denúncia não se limitou às redes sociais, mas também foi feita dentro do hospital, o que possibilitou a realização da mencionada sindicância.

Em contato com o Hospital de Barroso, através de sua Assessoria, uma nota oficial foi enviada à reportagem, que confirmou o desligamento do médico após a denúncia da cidadã. Confira a nota na íntegra:

“Nota oficial

O Hospital de Barroso confirma que, após a denúncia feita pela moradora de Dores de Campos, foi realizada uma sindicância interna que resultou no desligamento do médico plantonista mencionado. Além disso, foi feita uma advertência por escrito aos demais profissionais que estiveram envolvidos no atendimento em questão e que, de alguma forma, apresentaram alguma falha.

É importante ressaltar que, após uma análise minuciosa, constatamos que não houve danos à saúde da paciente em questão. Reforçamos nosso compromisso com o atendimento de qualidade e reafirmamos nosso comprometimento em garantir a segurança e o bem-estar de todos os pacientes que buscam nossos serviços.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e reiteramos nosso compromisso com a transparência e a excelência no atendimento médico.

Atenciosamente,

Direção do Hospital de Barroso”

MAIS DESLIGAMENTOS

O Hospital de Barroso relatou, por meio de uma nota enviada à imprensa, que no dia 23 de junho, um domingo, um incidente foi registrado na instituição envolvendo uma médica plantonista que apresentou “comportamento alterado e sinais de instabilidade emocional”, resultando na sua restrição temporária de acesso à instituição, e posterior desligamento. Na mesma nota, a direção lamentou o ocorrido, garantindo a continuidade do atendimento aos pacientes e prometeu medidas para prevenir incidentes semelhantes no futuro, reforçando seu compromisso com a qualidade e transparência.

Também, a Câmara Municipal de Barroso, através de um requerimento verbal do Vereador Állan Campos, aprovado por unanimidade pelo legislativo, enviou um ofício à direção do Instituto Nossa Senhora do Carmo solicitando informações adicionais sobre o incidente ocorrido em 23 de junho.

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