Lar Nossa Senhora de Fátima se pronuncia sobre casos de Covid-19 no asilo

O Lar Nossa Senhora de Fátima, Asilo de Barroso, enviou à Rádio Liberdade FM, através da sua administradora, uma nota na qual fala sobre algumas desinformações que estão ocorrendo devido aos residentes do lar que foram diagnosticados com a Covid-19 nas últimas semanas.

Confira a Nota:

“Quando o mundo se deparou com este vírus tão contagioso e letal, mais precisamente quando o vírus chegou no Brasil, a administração do lar, juntamente com a Dra. Luciana e a Dra. Débora, buscou se armar de todos os meios para proteger os 60 idosos que aqui residem e também seus funcionários.

Normas, protocolos da OMS (organização mundial de saúde) e Ministério da Saúde foram implantados.

Foi elaborado um plano de contingência solicitado pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica onde todas as ações e precauções no que tange a proteção dos idosos contra o Covid-19 foram minuciosamente analisadas, descritas e implantadas.

A maior prova deste trabalho árduo feito pelo lar, é que durante um ano e 4 meses não foi registrado nenhum caso de Covid 19.  Mas infelizmente, apesar de todos os cuidados, houve o primeiro caso de Covid no lar, o que nos deixou muito assustados, buscando junto com vigilância epidemiológica analisar e descobrir se houve relaxamento dos protocolos, etc. 

Conseguimos com doações da LafargeHolcim, ACIB, empresas e pessoas físicas realizar os exames em todos os idosos e funcionários do lar e inicialmente  4  positivaram , o que fez com que o lar  criasse uma área para  isolamento para idosos com Covid com todos os parâmetros exigidos pela OMS e área para os idosos sem Covid.

Estamos novamente treinando todos os funcionários com ajuda da técnica de segurança do hospital e Vigilância Sanitária e Epidemiológica local e estadual.

Neste período sombrio temos recebido muitas mensagens de apoio, onde a grande maioria acalmam nossos corações, pois elas salientam que embora este seja um momento triste e turbulento pelo qual o lar está passando, era praticamente impossível  que a Covid não chegasse no lar, pois se, infelizmente, vem sistematicamente entrando nos lares de famílias do mundo inteiro, o Lar Nossa Senhora de Fátima fatalmente iria passar por isto um dia.

Alguns podem questionar e dizer: mas os idosos não saem; não recebem visitas, e tal como eles se contaminaram?

Não temos esta resposta e mesmo que procurássemos usando luz de mil watts, não poderíamos afirmar com 100% de certeza onde, como e quem contaminou quem. Assim como a maioria dos idosos de nossa cidade que foram acometidos pela Covid-19. 

Não temos como afirmar ou garantir onde, como, quando e quem levou o Covid-19 para eles.

Ouve-se comentários maldosos que o velório do Dr. Cláudio foi o estopim dos casos de contaminação no lar, porém, foi criado um protocolo para que os idosos que amavam o Dr. se despedisse dele, ou seja,  os fiscais da prefeitura  e também colaboradores da igreja de Nossa Senhora de Fátima  ficaram nas portas para higienizar as mãos deles na entrada e na saída  e o local se manteve  fechado para o público  até que os idosos terminassem sua despedida.

Neste momento triste e assustador, não podemos no atual cenário que se apresenta ficarmos buscando culpados e sim  buscarmos soluções e acima de tudo fazermos o possível e o impossível para voltarmos à normalidade para que nossos queridos idosos possam novamente se reunir no quiosque para fazerem suas terapias e prosear em todas as manhãs e que possamos ouvir as gargalhadas do Geraldinho e do Noca pelos corredores do lar; a alegria da Dona Rosangela cantarolando suas músicas preferidas;a carinha meiga do seu Nelson; a carinha da Gracinha sempre querendo ajudar; para que possamos ouvir  repetidamente a Marcinha perguntar  se você já casou e  se em seu casamento vai ter bolo.

Esperamos que esta fase passe rapidamente e que o lar possa ter com as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora de Fátima a alegria  de ver seus idosos livres da Covid-19 e que a paz e harmonia do lar seja restaurada. 

Para finalizar queremos pedir desculpas aos familiares dos idosos do lar, pois apesar de termos feito tudo para evitar que a Covid-19 entrasse no lar, não fomos capazes e tivemos que nos juntar ao restante do mundo e lutarmos para sairmos desta pandemia mais fortalecidos e mais humanos . 

Fiquem com Deus e muito obrigado a todos pelo apoio quer seja financeiro, quer seja através de mensagens, quer seja  em orações e rogamos a todos que sigam orando para que Deus  em sua infinita bondade elimine este vírus da fase da terra e que possamos também seguirmos nossas vidas convivendo um com os outros harmoniosamente e humanamente”.

Compartilhe essa notícia!

Receba nossas Notícias

Preencha os campos abaixo para receber Notícias, Promoções e Dicas em primeira mão no seu WhatsApp e E-mail.
Ao pressionar o botão "Quero Receber", você confirma que leu nossa Política de Privacidade.