Entre os dias 14 e 16 de novembro aconteceu a oitava edição do PROFESTeatro, Festival Nacional de Teatro de Congonhas/MG, evento no qual Barroso marcou presença com a Cia. Fofocas de Teatro, apresentando o espetáculo “Roteirista”. A peça, escrita, dirigida e atuada pelos artistas Cláudio Severo e Rian da Silva, foi uma das 26 apresentações da grade de programação.
A Cia. Fofocas de Teatro, que há anos contribui para a vida cultural de Barroso, se apresentou na tarde do dia 15 de novembro, no Auditório Romaria, levando uma experiência sensorial e sensível, recebendo elogios do público e da crítica presente, sobretudo pela sensibilidade, pela profundidade do texto e pela técnica dos artistas em cena. Dessa forma, o grupo não apenas projeta o reconhecimento da arte produzida pelos barrosenses para outras cidades da região, como também fortalece a cultura local, estabelecendo diálogos com coletivos artísticos de diferentes localidades.


E os barrosenses retornaram para casa trazendo na bagagem importantes reconhecimentos: prêmios de Melhor Dramaturgia, Melhor Elenco, Melhor Iluminação (assinada pelo iluminador e técnico de luz Fabrício Henrique) e Melhor Visagismo (criado e realizado por Francislaine Campos). O grupo também recebeu indicações nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator Protagonista (Cláudio Severo), Melhor Ator Coadjuvante (Rian da Silva), Melhor Trilha Sonora, Melhor Cenário e Melhor Figurino. à reportagem da Rádio Liberdade FM, a companhia destacou que esses resultados são fruto de intenso trabalho, pesquisa e dedicação, reafirmando a qualidade da produção teatral barrosense e dando visibilidade à cena artística da cidade.
“Festivais de teatro como o PROFESTeatro cumprem um papel fundamental na cultura nacional, sobretudo na democratização do acesso à arte. Ao oferecer apresentações gratuitas de diversos grupos teatrais às populações locais, reafirmam o caráter transformador e humanizador da arte. Além disso, esses encontros ampliam horizontes, criam repertório e promovem momentos de troca e diálogo entre artistas e comunidades”, ressaltou o grupo barrosense, aproveitando para agradecer ao PROFESTeatro pela calorosa recepção, acolhida e oportunidade de levar a arte de Barroso a um festival de alcance nacional, além da Prefeitura Municipal de Barroso que, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, viabilizou a participação da companhia ao disponibilizar o transporte para a viagem.














