A Escola Estadual Francisco Antônio Pires, a mais antiga de Barroso, completou 78 anos de história nesta segunda-feira (17) e, para comemorar, realizou uma solenidade repleta de homenagens a ex-alunos, professores, funcionários e gestores.
O evento ocorreu na última sexta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal, e reuniu autoridades locais, incluindo o diretor da escola, professor Douglas Willian Ferreira; as vice-diretoras Sônia Aparecida Almeida e Wânela Celestino Campos; além de representantes da Prefeitura e da Câmara.
A cerimônia começou com um resgate histórico da instituição, fundada em 1947 pela fusão de três escolas primárias independentes. O Grupo Escolar Francisco Antônio Pires foi criado por iniciativa do cônego Luiz Giarola Carlos, em homenagem a um grande benfeitor da cidade.
Durante seu discurso, o diretor Douglas destacou a escola como espaço de oportunidades e transformação social:
“A escola também é possibilidade: possibilidade para aqueles que não conhecem possibilidades; possibilidade para aqueles que precisam de mais possibilidades; possibilidade para aqueles que nem acreditam em possibilidade. Nessa sequência de repetições, o que se espera é que entendamos a escola como um ‘SIM’ em meio a muitos ‘NÃO’. A luz que busca vencer o escuro de nossa sociedade.”
HOMENAGENS AOS QUE MARCARAM A INSTITUIÇÃO
A noite foi marcada por homenagens a ex-diretores, professores e funcionários. Entre os homenageados estavam Waldeber Antônio Fraga, ex-diretor; as professoras Vivian Aparecida Arruda de Ávila e Cláudia Machado Napoleão de Souza Ferreira, reconhecidas por sua dedicação ao ensino da Língua Portuguesa; e Valdeci Fernandes, que atuou por quase 30 anos na secretaria. Foram lembradas também as trajetórias de Dalva Neide de Souza Silva, do setor administrativo, e de Maria Regina da Silva Sales e Efigênia Marques, auxiliares de serviços.
Uma homenagem especial foi prestada à ex-aluna Luciana de Souza Nogueira, médica neurologista, e ao jovem atleta Felipe Antônio de Oliveira Lima, que representou a escola nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). O professor e ex-vereador Natanael de Oliveira (in memoriam) foi lembrado por seu legado, sendo representado por seu filho, Carlos Eduardo Aleva de Oliveira.
Após a entrega das honrarias “Francisco Antônio Pires”, a solenidade foi encerrada com discursos emocionantes e uma última homenagem aos celebrados da noite. Além da solenidade, a escola organizou uma programação especial em alusão à importante data.
Fotos: Ana Roberta Leandro/Douglas Willian/E.E. Francisco Antônio Pires






