
No domingo, 16 de fevereiro, durante o programa Roda a Roda Jequiti, no SBT, a apresentadora Rebeca Abravanel, filha de Silvio Santos, utilizou um figurino que foi criado pela barrosense Mariana Nacif, filha do casal Carlos Guimarães e Clarice Nacif. Além de Rebeca, a atriz Cláudia Raia foi outra que também já usou um modelito idealizado pela jovem, durante o programa The Masked Singer, na Rede Globo.

Mariana Nacif tem 29 anos e, em 2016, se formou em Design de Moda pelo IF Sudeste MG, da cidade de Muriaé. Em seguida se mudou para a cidade de São Paulo, onde reside até hoje. Lá, Mariana já assinou desenhos para diversas e importantes marcas de vestuário. “No início não foi fácil, o mundo da moda é muito fechado e para entrar você precisa muito de indicação. Eu estava em uma cidade nova, não conhecia ninguém, mas ainda assim consegui entrar para área de moda em maio de 2018, quando comecei a trabalhar na Iódice, uma marca muito famosa e reconhecida, onde eu realmente aprendi tudo sobre trabalhar com moda”, afirmou.
A escolha pela carreira se deu muito por influência da sua avó, que era costureira. “Eu sempre amei ver a minha avó fazendo as modelagens de roupa para as minhas primas e pra mim. Amava ver ela costurar, acompanhar o processo de criação e depois ver a peça pronta”, destacou a jovem à reportagem da Rádio Liberdade FM. “Quando eu era mais nova eu sempre pedia coisas para a minha avó e ela falava que não dava, que o papel aceitava tudo, mas na prática, no tecido, tinha coisas que não era possível. E eu ficava muito brava porque achava que ela não queria fazer pra mim. Depois que eu estudei eu entendi que, realmente, nem tudo que desenhamos e imaginamos no papel é possível no tecido. Tem que ter toda uma construção para sair do papel e dar certo no tecido”, completou Mariana.
Após sete anos atuando na área, Mariana já passou por grandes marcas como Alcaçuz e Icomm Group, que é detentora do Shop2gether e do OQVestir. Atualmente ela trabalha para o Gallerist, um blog&shop com uma curadoria impecável, que oferece um diferencial quando o assunto é moda. “Dentro do Gallerist existem hoje cinco marcas próprias, sendo elas Allmost Vintage, Clemence, Framed, Linnen e RSVP. Hoje estou à frente da marca Clemence, mas até o ano passado eu também fazia a marca RSVP”, explicou ela.
O trabalho de Mariana começa sempre com uma pesquisa de tecidos, passando ao desenvolvimento da coleção a partir de um briefing que recebe da sua diretora criativa. Definidos os tecidos, ela cria os desenhos, as fichas técnicas, passa para os fornecedores parceiros todas as ideias que tem para o produto e então eles desenvolvem a modelagem e a peça piloto. Em seguida enviam a peça para que Mariana faça provas de roupa até que a modelagem esteja perfeita para ser lacrada e, assim seguir a produção e, posteriormente, para as lojas.
Atualmente o Gallerist tem o site e ainda quatro lojas: Shopping Cidade Jardim, Shopping JK Iguatemi, Jardins (São Paulo) e Shopping Batel em Curitiba. “E foi assim que tanto a Claudia Raia quanto a Rebeca Abravanel chegaram aos meus modelos. Elas são clientes das nossas lojas e hoje eu desenvolvo exclusivamente para o Gallerist. Então, foi assim que elas chegaram até o meu trabalho”, explicou a talentosa barrosense.
Sobre o futuro, Mariana Nacif destaca que, por enquanto, pretende seguir onde está. “Prefiro seguir trabalhando somente com a parte criativa, sem burocracias. Por enquanto o Gallerist é o lugar certo pra mim, é um lugar que tem me proporcionado um crescimento profissional que eu esperava conseguir após os 30 anos. Vou continuar buscando sempre trabalhar com grandes marcas para deixar cada vez mais o meu currículo atrativo e meu portfólio recheado de produtos diferenciados, sinto orgulho do meu caminho até aqui, foram grandes marcas até agora e pretendo continuar assim. Cada experiência é um aprendizado. Talvez, aos 40 ou 50 anos eu possa ter um ateliê mais exclusivo, mas não com produções em larga escala”, concluiu ela.

