Na noite desta segunda-feira, 9 de dezembro, o plenário da Câmara Municipal de Barroso foi palco de uma solenidade especial em comemoração aos 71 anos do município, celebrados no próximo dia 12. A sessão solene reuniu autoridades, entre elas o Prefeito Anderson Geraldo, além de familiares e convidados dos homenageados.
A reunião, iniciada às 19h, destacou-se pela entrega de títulos e honrarias, incluindo a Comenda do Mérito Legislativo Mário Braz de Souza, a maior honraria concedida pela casa legislativa. Este ano, os homenageados foram Wanderléia Napoleão, Jacqueline Lira e Alessandro de Paula, reconhecidos por suas contribuições e serviços prestados à comunidade barrosense.
Alessandro de Paula, professor e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Barroso, concedeu entrevista à Rádio Liberdade FM, expressando a emoção de receber a homenagem: ” Quando eu recebi o convite na minha casa, eu chorei de emoção, que eu já sou emotivo. Dobrei os joelhos ao chão e agradeci a Deus por essa homenagem. Eu jamais imaginei receber essa comenda, Mário Brás de Souza. E tudo isso é em relação ao trabalho que eu faço. A própria Bíblia já nos diz que o que uma mão faz, a outra não precisa ficar sabendo.”
Com extensa atuação em instituições como GIRB, Associação Comercial, Associação dos Diabéticos e o próprio Instituto que preside, Alessandro destacou o aumento da responsabilidade ao ser reconhecido publicamente: “Eu fui colocado na prateleira de cima, e não é qualquer um que vai para a prateleira de cima. É preciso ter um histórico bom. Não que eu seja melhor do que os outros, de jeito nenhum. É apenas que o que eu faço, eu faço com bom gosto, sem querer receber nada em troca.”
José Furtado também foi homenageado na ocasião, recebendo a Comenda do Mérito Esportivo Silvestre Barbosa, em reconhecimento a sua dedicação ao Taekwondo, esporte no qual foi pioneiro na cidade. Outros cidadãos também receberam honrarias concedidas pelos vereadores, em reconhecimento a suas contribuições para a comunidade.
Outro momento marcante da noite foi o descerramento do quadro de Paulo César Pires da Costa, o “Nem da Auto-Escola”, na galeria dos ex-presidentes da Câmara, um gesto que simboliza sua contribuição à história política da cidade.