A campanha de vacinação contra a Covid-19 avança por todo o país, e atingiu uma marca importante nesta quarta-feira (06): 60% da população adulta está totalmente imunizada contra o novo coronavírus. Esse índice representa mais de 95 milhões de brasileiros vacinados com a segunda dose ou com a dose única.
Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde. A pasta informou, ainda, que já distribuiu mais de 300 milhões de doses de vacinas para todos os estados mais o Distrito Federal.
O Ministério da Saúde enfatizou a importância da imunização completa contra a Covid-19. Quem não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus e mais propenso a desenvolver a doença em suas formas mais graves. A pasta informou que, atualmente, cerca de 17 milhões de brasileiros estão nessa situação e precisam tomar a segunda dose, mesmo que com atraso.
O índice de casos e óbitos por Covid-19 já registra queda de mais de 70%, desde o início da campanha de imunização. Em setembro, o Brasil registrou o menor número de mortes pela doença em 2021.
O Ministério da Saúde também ressaltou a importância da dose de reforço, que está sendo destinada a idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. A aplicação é para quem tomou a segunda dose ou dose única há mais de seis meses.
Pessoas imunossuprimidas também têm direito, mas devem tomar a dose de reforço 28 dias após a segunda dose ou dose única.
As informações são da Rádio Agência Nacional/ foto de Marcello Casal Jr