Barroso tem primeiro caso positivo para Covid-19. Contraprova está sendo realizada

Foi confirmado na tarde desta sexta-feira (15), em primeira mão pela reportagem da Rádio Liberdade FM, o primeiro caso positivo de Covid-19 em Barroso. O Prefeito Reinaldo Fonseca e a Secretária de Saúde, Sandra Dutra, fizeram um pronunciamento ao vivo no Facebook do Executivo para anunciar o fato.

Trata-se de uma mulher de 77 anos, que apresentou sintomas suspeitos e foi internada no Instituto Nossa Senhora do Carmo. O teste rápido foi realizado nesta sexta-feira, sendo constatada a leitura positiva para COVID-19.

O município recebeu testes rápidos para cumprir a Nota Técnica Coes Minas Covid-19 (distribuição de testes rápidos e recomendações dos grupos prioritários para a realização dos testes).

Para confirmação do mesmo, foi coletado o material Nasofaringe e Orofaringe para confirmação laboratorial. A contraprova será realizada pelo Laboratório Oficial do Estado, a FUNED.

De acordo com informações transmitidas durante a Live, a paciente, que se encontra estável e sem necessidade de intubação, não apresenta histórico de viagem para outras localidades de risco, o que levanta a possibilidade de transmissão comunitária.

Familiares e pessoas que tiveram contato direto com a paciente, oito no total, também realizaram o teste rápido e apresentaram resultado negativo. Contudo, todos foram colocados em quarentena e receberão acompanhamento da Vigilância Epidemiológica pelos próximos dias.

RECOMENDAÇÕES

A Secretaria de Saúde e o Serviço de Vigilância Sanitária mantém as recomendações aos moradores que permaneçam em casa; só saiam em caso de extrema necessidade; mantenham os hábitos sanitários e de higiene adequados, lavando as mãos com água e sabão, ou usando álcool em gel 70% somente quando não tiver possibilidade de lavar as mãos.

Em caso de sintomas gripais, ou dúvidas, ligue no DISQUE SAÚDE, pelos telefones (32) 3351-1559 ou (32) 3351-1288, das 8h às 20h.

Compartilhe essa notícia!