O Governo de Minas iniciou na terça-feira (21) o envio de 132.874 doses de vacinas contra a Covid-19 para as regionais de Saúde da Zona da Mata e Campo das Vertentes.
A nova remessa faz parte dos 51º lote, que foi dividido em 2 partes, e 52º lote e conta com imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer.
Barroso, que pertence a URS de São João del Rei, receberá ao todo 1355 vacinadas, sendo que deste total 1020 são da Pfizer e outras 335 são da AstraZeneca.
Na última semana, aconteceu o envio de mais de 100 mil doses para a Zona da Mata e Campo das Vertentes nos 50º e 51º lotes, sendo o último dividido em 2 partes: no envio da última sexta-feira (17), o 51º lote contava apenas com doses da AstraZeneca. Agora, no envio iniciado na terça-feira (20), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) acrescentou doses da Pfizer e da CoronaVac.
Público-alvo
Segundo a SES-MG, as doses do imunizante CoronaVac serão destinadas para a conclusão da vacinação das pessoas com 18 anos ou mais de idade, dos municípios que ainda não concluíram a vacinação deste grupo, conforme levantamento realizado pelo Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov).
Já os imunizantes da Pfizer são direcionados ao reforço da vacinação de pessoas imunossuprimidas, que tenham 28 dias de aplicação da 2ª dose, e idosos de 79 a 75 anos de idade, que tenham 6 meses da aplicação da 2ª dose.
As doses serão destinadas, também, para a vacinação com a 2ª dose dos grupos dos trabalhadores industriais, das pessoas de 50 a 59 anos, dos caminhoneiros, de cidadãos com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e ainda pessoas com deficiência permanente.
A vacina da AstraZeneca deverá ser aplicada como 2ª dose nos grupos de trabalhadores da indústria, saúde, de transporte coletivo e pessoas de 59 a 55 anos.
Caso o município tenha completado o esquema vacinal de todas as pessoas de um grupo prioritário, e tiver dose disponível, poderá avançar na imunização de outros grupos prioritários elencados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
Doses por municípios
De acordo com o Estado, a 2ª parte da 51ª remessa conta com doses da Pfizer e da CoronaVac. Já o 52º lote, tem vacinas da AstraZeneca e da Pfizer.
Informações: G1