No feriado de 21 de abril, as cidades de Prados, Tiradentes e o distrito de Vitoriano Veloso (Bichinho) foram palco da 35ª edição da Cavalgada da Inconfidência. O evento reuniu cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região no Sítio do Plínio, em Prados, de onde partiram pelas ruas da cidade até a Praça Dr. Viviano Caldas. No local, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do município de Prados.
A praça também foi espaço para homenagens a três figuras históricas de Prados: Hipólita Jacinta, Vitoriano Veloso e José de Resende Costa (pai). Neste ano, a Cavalgada passou por Vitoriano Veloso, em um novo trajeto que incorporou Prados e Bichinho, seguindo o caminho da Estrada Real — algo inédito na história da Cavalgada, iniciada em 21 de abril de 1988.
O encerramento ocorreu na Pousada Vila Tiradentes (Sítio do Rodrigo), com show regional, almoço e chope para os participantes. Por questões de horário e segurança, o encerramento não pôde ser realizado no Largo do Sol, em Tiradentes, como previsto, devido ao grande número de turistas no centro histórico.
Segundo a organização, a expectativa era de aproximadamente 300 cavalos participando da cavalgada — número que pode ter sido superado, já que muitos se juntaram ao percurso ao longo do trajeto. O evento mantém viva uma tradição criada pelo barrosense Baldonedo Napoleão. A cavalgada contou com o importante apoio das Prefeituras de Prados, Dores de Campos e Tiradentes, além de associações e empresas parceiras.
A Rádio Liberdade FM acompanhou o evento com cobertura nos Stories e entrevistas no feed, levando os principais momentos ao público da região.








