De acordo com o historiador Octávio Tarquínio de Sousa, o Imperador do Brasil Dom Pedro I esteve em Barroso no dia 17 de janeiro de 1831, com sua esposa, a Imperatriz Dona Amélia, e comitiva, por ocasião de sua visita à então Província de Minas Gerais, a mais populosa da época.
Chegando no fim da tarde daquela segunda-feira, por volta das 17h00, pernoitaram na então Fazenda do Barroso, pertencente a José Francisco Pires, que ficava próxima à Rua Francisco Ferreira Filho, onde estava localizada a antiga fábrica de queijo.
Vieram acompanhados dos membros da Câmara Municipal de Barbacena, do vigário e de muitas outras pessoas, que os seguiram na manhã do dia 18 até parte do caminho para São João del-Rei.
O imperador havia saído do Rio de Janeiro em viagem no dia 30 de dezembro de 1830, em direção a Minas Gerais, província de grande importância política e econômica, com o objetivo de reduzir as tensões com os líderes regionais liberais e angariar apoio para os embates políticos na capital do império.
Por quase dois meses, ele visitou as vilas de Barbacena, São João del-Rei, Sabará, Mariana, até chegar a seu destino final, Ouro Preto, capital de Minas, de onde retornou ao Rio de Janeiro.
A viagem não foi bem-sucedida, e a crise que atravessava o primeiro reinado levou Pedro I a abdicar em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho, que subiria ao trono posteriormente como Dom Pedro II.
Informações: Eustáquio Henrique de Melo Silva e Luciano Vinícius do Nascimento, sócios-diretores do Instituto Histórico e Geográfico do Barroso.
Fotos: Reprodução.