Você está aqui:
Vereador: conheça o papel e os trabalhos do legislativo de Barroso

Vereador: conheça o papel e os trabalhos do legislativo de Barroso

Cabe aos vereadores elaborarem as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, ou seja, do Prefeito. Estes propõem, discutem e aprovam leis que serão aplicadas no município.

A Câmara Municipal de Barroso da atual administração (2021-2024) possui em sua casa legislativa nove vereadores: Állan Campos (REDE), Dídio Barbeiro (PL), Edison Buiú (PSD), João Golô (PDT), Kiko do Bedeschi (DEM), Leone Nascimento (DEM), Luizinho Moreira (PP), Márcio Enfermeiro (SOLIDARIEDADE) e Nem da Auto-Escola (AVANTE). Dos representantes, quatro deles compõem a mesa diretora: Leone Nascimento (Presidente), Nem da Auto-Escola (Vice-Presidente), Kiko do Bedeschi (1º Secretário) e Dídio Barbeiro (2ºSecretário).

Mediante o papel expresso, a reportagem da Rádio Liberdade FM procurou o legislativo barrosense a fim de trazer os trabalhos realizados e detalhes sobre as funções expressas pelos representantes.

 

LUIZ MOREIRA 

Luizinho Moreira, foi eleito com 438 votos e na atual gestão esteve à frente da Câmara como Presidente.

Ao ser questionado sobre a relevância do papel exercido pelo Presidente na casa legislativa, o membro esclarece a importância de se ter uma diretoria destacando a função do Presidente da Câmara, que além das funções legislativas, acumula funções administrativas. Dentro de suas atribuições, ele destaca o cuidado com o patrimônio, a gestão dos funcionários, o comando das sessões plenárias e representar a casa nas mais diversas situações. Luiz ainda expõe como um dos desafios a tarefa de promover a conciliação política, exaltando a necessidade de o regente possuir concentração, disposição, disponibilidade e contar com a presença de uma boa equipe para suporte diário.

 

LEONE NASCIMENTO

O atual presidente da câmara, Leone Nascimento, está há duas gestões como vereador em Barroso, sendo eleito em 2020 com 313 votos, 187 a menos que em 2016.

O edil tem se dedicado a fiscalizar os projetos encaminhados pelo executivo e também acompanhar as contas públicas, além de propor leis.

Dentre as várias leis de sua autoria que foram aprovadas, Leone destaca duas que para ele são de suma importância. A primeira trata-se da criação do dia municipal do Rio das Mortes com intuito de permitir ao executivo criar parcerias para captação de recursos visando desenvolver ações de recuperação do rio e seus afluentes. Já o outro projeto envolve a proibição da comercialização e utilização da linha chilena e do cerol, havendo punição para o descumprimento da lei.

 

DÍDIO

Um dos novos rostos da política barrosense, Dídio Barbeiro, se candidatou pela segunda vez consecutiva sendo eleito nas últimas eleições municipais com 192 votos.

Dídio relembra as bandeiras defendidas por ele durante a campanha em 2020: saúde, emprego e educação.

Neste um ano e meio, segundo o vereador, foram aprovadas oito leis de sua autoria e atuação em mais de 50 entre indicações e requerimentos. Também comemora a conquista de aproximadamente R$ 1 milhão em emendas parlamentares distribuídas para instituições da cidade como hospital, asilo e Apae.

Ele destaca o empenho na operação ‘Tapa buraco’, uma intervenção realizada na estrada que liga Barroso a Prados que beneficia os cidadãos barrosenses e da região.

O representante ainda revela a luta pela implantação de um posto UAI na cidade, sendo aguardado uma manifestação favorável do município para aquisição.

No dia 11 de agosto deste ano, mais um projeto de Dídio foi aprovado e por unanimidade. Trata-se da lei que institui a criação de vagas para estacionamento de veículos utilizados por pessoas idosas e por pessoas com deficiência física, com mobilidade reduzida, gestantes e pessoas com deficiência intelectual ou que as transportem, nos estacionamentos públicos e privados no município de Barroso.

A reportagem entrou em contato com os demais vereadores, porém, não houve retorno até o fechamento desta matéria.

Compartilhe essa notícia!

Receba nossas Notícias

Preencha os campos abaixo para receber Notícias, Promoções e Dicas em primeira mão no seu WhatsApp e E-mail.
Ao pressionar o botão "Quero Receber", você confirma que leu nossa Política de Privacidade.