Sete queimadas são registradas em menos de uma semana em Barroso; Donos de terrenos vêm sendo notificados

Fotos: Heber Basílio/ Brigada Voluntária de Barroso

No dia 28 de agosto, data em que o Brasil celebra o Dia Nacional do Voluntariado, Barroso voltou a enfrentar queimadas. Na tarde de quinta-feira, por volta das três horas, a Brigada Voluntária, em parceria com a Defesa Civil Municipal, atuou no Bairro Jardim Europa, onde o fogo atingiu uma área extensa nas proximidades do campo de futebol.

Essa foi a sétima ocorrência em menos de uma semana. No Jardim Europa foram dois combates; os demais aconteceram nos bairros Cibrazém, Genésio Graçano, Irmãos Pinto, Jardim Bandeirantes e no morro da Cadeinha.

As queimadas trazem riscos imediatos e preocupam tanto os brigadistas quanto a comunidade. Em muitos casos, as chamas se aproximam de residências e da rede elétrica, aumentando a possibilidade de acidentes graves. Já a fumaça se espalha por vários bairros, causando problemas respiratórios e elevando a procura por atendimento médico.

A atuação da Brigada Voluntária evidencia a importância do trabalho voluntário. Em Barroso, os brigadistas estão na linha de frente do combate às queimadas — um desafio que se repete a cada período de estiagem e que exige atenção permanente das autoridades e da população.

DONOS DE LOTES NOTIFICADOS

Queimadas são crime e, segundo a Prefeitura, o município já enfrenta os prejuízos causados por essas ações ilegais. Um cidadão foi identificado por câmeras de monitoramento e responde na Justiça. Além disso, mais de 30 proprietários de terrenos já foram notificados — somente nos bairros Irmãos Pinto e Esplanada foram 15 notificações.

A administração municipal reforça que todos os donos de lotes têm o dever de mantê-los limpos e seguros. Denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, no telefone (32) 3351-4825.

Compartilhe essa notícia!