Em um incidente sem precedentes no Brasil, seis pessoas testaram positivo para o vírus HIV após receberem órgãos contaminados durante transplantes realizados pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (11) pela BandNews FM e confirmada pela Itatiaia, levando o governo estadual a abrir uma sindicância para investigar o caso.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público também estão envolvidos na apuração do ocorrido. Segundo especialistas da Anvisa, os exames de sangue realizados nos doadores dos órgãos apresentaram resultados negativos, levantando questões sobre os procedimentos adotados.
Os testes foram realizados por um laboratório privado, a PCS Laboratórios, localizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A infecção foi detectada após um paciente que recebeu um coração começar a apresentar complicações nove meses após o transplante. As autoridades buscam identificar e responsabilizar os envolvidos neste grave erro.