Após a adesão do Município de Barroso ao programa “Minas Consciente” do Governo do Estado de Minas Gerais, e considerando a elaboração do protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais pelo Estado, Barroso se prepara para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino.
De acordo com o Decreto nº 4.579 de 17 de setembro de 2021, ficam autorizados os estabelecimentos públicos das redes municipal e estadual de ensino, sediados no Município de Barroso, a retomarem em regime presencial as aulas e demais atividades pedagógicas. Tal medida leva em consideração diversos fatores como a alta taxa de servidores da Educação vacinados no município; a resolução da Secretaria Estadual de Ensino que institui o ensino híbrido como modelo educacional para os ciclos dos anos letivos de 2020-2021; e a autorização do Comitê Extraordinário do retorno gradual e seguro das atividades presenciais nas unidades de ensino.
As escolas poderão retornar suas atividades de maneira gradual e segura desde que cumpram fielmente o protocolo sanitário estadual e municipal. Cada Instituição deverá elaborar um Plano de Contingência para retomada segura das atividades presenciais, sendo aprovados previamente pelo comitê municipal do COVID-19 e posteriormente certificados pela Vigilância Sanitária.
Dentre as principais medidas a serem adotadas pelos estudantes e pelas instituições estão:
- Uso universal e correto de máscaras cobrindo boca e nariz;
- Distanciamento físico de no mínimo 1,5m entre pessoas;
- Lavagem das mãos e etiqueta respiratória;
- Limpeza e manutenção frequente das instalações;
- Rastreamento de contato em combinação com isolamento e quarentena.
As aulas acontecerão seguindo o modelo híbrido de ensino, mesclando aulas presenciais e remotas simultaneamente. As escolas deverão oferecer o ensino exclusivamente remoto aos estudantes que optarem por esse modelo.
Segundo informações da secretária municipal de Educação, Jaqueline Lira, o retorno das aulas presenciais está previsto para o dia 04 de outubro. E o ensino será ofertado exclusivamente de forma híbrida respeitando os alunos que optarem pelo ensino remoto.
O decreto para retomada das aulas presenciais em Barroso também autoriza o funcionamento do transporte escolar desde que atendidas às medidas estabelecidas no protocolo Sanitário Estadual. Dentre as medidas destaca-se que os veículos devem circular com 50% de sua capacidade total e, motorista e alunos, deverão utilizar obrigatoriamente máscara durante o trajeto. O veículo deverá passar por desinfecção após cada viagem e deverá ser disponibilizado álcool em gel 70% no transporte escolar.
Considerando a gravidade da pandemia do novo Coronavírus a Prefeitura Municipal se esforça para que o retorno às aulas presenciais seja o mais seguro possível a todos os alunos, professores e servidores da educação.