Na manhã desta quinta-feira, 16 de janeiro, o departamento de jornalismo da Rádio Liberdade FM foi contatado por uma ouvinte preocupada com a situação de um esgoto a céu aberto localizado logo no início da subida para o bairro João Bedeschi, em Barroso, nas imediações do cruzamento entre as ruas José Damásio Campos e Rio Grande do Sul.
A cidadã relatou que o local apresenta sérios riscos à saúde pública, devido ao mau cheiro e à possibilidade de proliferação de doenças. A área, que serve como ponto de entrada e saída para o bairro, encontra-se nessa condição há bastante tempo, e a moradora informou que até caminhões, enviados por empresas, estão despejando urina no local, agravando ainda mais a situação.
Além da questão sanitária, a denunciante alertou que nas proximidades onde o esgoto está localizado é trajeto diário para muitas crianças que se dirigem à escola, o que torna o problema ainda mais urgente. Ela destacou a falta de providências e a necessidade de uma resolução imediata para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade.
A emissora entrou em contato com o Executivo Municipal na mesma manhã de quinta-feira, solicitando um retorno quanto à solução e uma previsão para o caso. No entanto, até ao encerramento desta matéria, não houve resposta.
A comunidade aguarda uma resposta das autoridades competentes e espera que o problema seja tratado com a devida urgência, garantindo a saúde pública e o bem-estar de todos.
ATUALIZAÇÃO (18/01 – 09:40h)
Na noite desta sexta-feira (17), exatamente às 20h07, a Prefeitura enviou à reportagem a resposta sobre o caso. Confira abaixo:
“A Prefeitura Municipal de Barroso, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informa que o problema de esgoto a céu aberto no bairro João Bedeschi, localizado próximo à ETE já foi solucionado. Reconhecemos a gravidade da situação e queremos tranquilizar a população, reafirmando nosso compromisso em resolver essa questão com a máxima brevidade.
O problema foi ocasionado por um rompimento na rede da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro João Bedeschi. Direcionamos esforços para atuar no local e minimizar os impactos, e uma equipe realizou os reparos necessários.
Devido às chuvas intensas que atingem nossa cidade, as equipes estão trabalhando em múltiplas frentes para atender situações emergenciais em toda Barroso. Pedimos a compreensão da população enquanto trabalhamos para restabelecer as condições adequadas no menor tempo possível.
Aproveitamos para reforçar o pedido de colaboração de todos, evitando o descarte de lixo nas ruas e a conexão de calhas de chuva na rede de esgoto, práticas que sobrecarregam o sistema e dificultam os reparos.
Agradecemos a paciência e o apoio da comunidade de Barroso e reafirmamos que estamos empenhados em solucionar essa e outras questões que afetam a qualidade de vida de nossos moradores.”