Na madrugada de domingo (30), disparos de arma de fogo foram registrados no bairro Alonso, em Barroso. As informações dão conta de que um adolescente de 13 anos e um jovem de 18 saíram de uma área de mata, vestidos com roupas escuras e camisas no rosto, e atiraram contra três pessoas: dois adolescentes, de 16 e 17 anos, e um jovem de 18. Após os disparos, os suspeitos fugiram para a mata. A Polícia Militar (PM) foi acionada e fez rastreamento na região, mas até o momento não localizou os suspeitos.
Durante a ação, a PM constatou que o adolescente de 13 anos já havia sido alvo de outro atentado dias antes. Uma briga entre jovens do Alonso e do Dr. José Guimarães vinha sendo monitorada pela PM desde o dia 26 de março. No dia 27, disparos no bairro Josefina Coelho, possivelmente feitos por indivíduos do Alonso, resultaram na intensificação das operações policiais na área.
A PM reforçou o patrulhamento e enviou um Relatório Técnico ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), sugerindo medidas para combater a violência juvenil na cidade.