Período de estiagem afeta mananciais que abastecem Barroso

O longo período de estiagem está afetando a disponibilidade de vazão dos mananciais que servem de captação e abastecimento de água em Barroso.

O córrego da invejosa, uma das principais fontes de captação de água localizado no Quintanilha, apresentou uma queda em seu nível nunca vista antes, o que preocupa a Copasa.

Procurando contornar essa situação, a Copasa, juntamente com a Prefeitura de Barroso, está buscando investimentos para melhorar o sistema de captação de água da cidade.

Em entrevista a reportagem da Rádio Liberdade, o prefeito Anderson de Paula nos deu mais detalhes sobre o apoio a Copasa para a busca de investimentos.

“Ao assumir o mandato, marcamos diversas reuniões em Belo Horizonte com a gerência da Copasa para poder buscar a oportunidade de aumentar a captação de água do município. […] Conseguimos reformar recursos junto a Copasa que colocou na planilha para poder recuperar uma obra de mais de dois milhões em investimento. […] Mas, estamos trabalhando incansavelmente junto a Copasa para que ela faça investimentos no município, até que isso ocorra pedimos à população que colabore e economize água, caso contrário faltará água para a população para que após esse período retomarmos as obras, trazendo esses investimentos para melhorar a captação de água do município.”

COPASA

A Copasa orienta sobre a importância do uso racional de água como sendo importante em qualquer estação do ano, principalmente no período de seca.

Sandro Ferreira, um dos responsáveis pela Copasa em Barroso comentou a situação que se encontra o município e manda um recado quanto ao desperdício de água.

“É um momento difícil que estamos vivendo. Todo ano é a mesma coisa, os nossos mananciais estão abaixando os níveis. O Boa Vista praticamente já não está tendo água nenhuma e o córrego da invejosa, que eu nunca tinha visto também, está excedendo seu nível até então. Estamos conseguindo abastecer, mas peço a conscientização da população, principalmente na degradação ambiental, mas também em não fazer desperdício.”

Foto da capa: Roberto Alves

Compartilhe essa notícia!