IHGB inicia esforços para trazer locomotiva estática à Estação Ferroviária de Barroso

A diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Barroso (IHGB) iniciou os primeiros contatos para viabilizar a chegada de uma locomotiva estática ao município. A proposta tem como objetivo preservar a memória ferroviária e valorizar a identidade cultural local, por meio da instalação do equipamento para exposição permanente.

Em vídeo divulgado nas redes sociais do Instituto (@ihgdobarroso), o presidente, professor Alessandro de Paula, acompanhado do confrade Nilson Freitas, destacou a relevância da iniciativa após visita à Estação Ferroviária de São João del-Rei:

“Viemos conversar sobre a possibilidade de conseguirmos uma locomotiva estática para a cidade de Barroso. […] Agora, vamos depender do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, para que possamos apresentar o projeto e, assim, levar uma locomotiva para nossa estação ferroviária.”.

Segundo o anúncio, os representantes do instituto realizaram as primeiras conversas, consideradas boas e promissoras.

O IHGB segue atuando em prol da preservação do patrimônio histórico do município, em especial da Estação Ferroviária, que completa 145 anos em 30 de setembro. O espaço já vem passando por avaliação estrutural e deve receber futura reforma e revitalização, projeto ao qual a chegada da locomotiva se somaria como um importante marco de valorização da história local.

Compartilhe essa notícia!