Uma idosa de 60 anos, moradora de Santos Dumont, foi flagrada pela Polícia Militar de Meio Ambiente na tarde da última quarta-feira com pássaros silvestres em cativeiro.
A ação ocorreu dentro da operação “Asas Dois” cujo objetivo era identificar suspeitos de crime ambiental relacionado a animais criados sem autorização dos órgãos competentes.
A idosa não chegou a ser presa, mas terá que pagar multa de mais de R$ 73 mil.
De acordo com os militares, a moradora do Bairro Quarto Depósito acumulava no quintal da casa onde vive, com um viveiro de 12 metros quadrados com vários canários Belga e também um pássaro conhecido como Pintagol, que é resultado de um cruzamento entre espécies de diferentes de pássaros.
Além dos canários, ela tinha também aves do tipo Canário da Terra com anilhas irregulares. Ao final da operação, foram apreendidas 8 aves com viveiros e gaiolas.
Os pássaros foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Juiz de Fora.
Os policiais lavraram um Auto de Infração Digital no valor de R$ 73.950.
A idosa assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial da Comarca de Santos Dumont para demais esclarecimentos.
Informações: G1