Há um ano, Padre Fábio José Damasceno falecia na cidade de Prados

A data de 09 de dezembro marca um triste episódio na vida e memória dos barrosenses. Há um ano falecia o religioso Padre Fábio José Damasceno, que por mais de três décadas esteve à frente da Paróquia de Sant’Ana do Barroso. Na ocasião, o sacerdote participava de celebrações na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Prados quando, pela manhã, foi encontrado sem vida, vítima de infarto, aos 56 anos, no quarto onde estava hospedado.

O fato obviamente comoveu toda a comunidade católica da região, de forma especial o clero e os fiéis das cidades de Barroso, Nazareno (cidade onde Padre Fábio estava servindo) e de Conceição da Barra de Minas (terra natal de sua família). Centenas de fiéis compareceram ao velório, que aconteceu na parte da tarde, na Matriz de Sant’Ana. Além de Barroso, o corpo de Padre Fábio passou pelos municípios de Nazareno, onde foi velado à noite, e Conceição da Barra de Minas, onde foi sepultado no dia seguinte.

O agora Bispo Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, amigo próximo de Padre Fábio, falou sobre este primeiro ano sem a presença do religioso entre nós.

“Foi, sem dúvidas, uma perda grande para todos. Esse servo de Deus, que tão bem fez à nossa comunidade, agora contempla a Glória de Deus. Mas a morte não é um ponto final. Devemos fazer memória dele e rogo a Deus que acolha este nosso irmão no Céu. Se por um lado ficamos tristes e saudosos com sua partida, por outro devemos guardar na memória, com gratidão, todo o bem que ele fez para a comunidade”, afirmou o barrosense, que foi ordenado como Bispo na mesma semana em que o primeiro ano de falecimento do amigo é lembrado.

Dom Dirceu ainda lembrou que ingressou no Seminário por incentivo de Padre Fábio, no ano de 1995, ressaltando que a cidade de Barroso é um grande celeiro de vocações, com 23 sacerdotes nascidos no Município, boa parte deles estimulada pelo carisma, pela vocação e inspiração do religioso falecido.

Devemos nos recordar de quanta gente ele batizou, assistiu e abençoou o casamento e ofereceu a Primeira Eucaristia. E quantos pobres ele ajudou… É uma pessoa que deixa uma marca grande em nós”, concluiu o novo Bispo.

Por ocasião deste primeiro ano do passamento do sacerdote, a Paróquia de Sant’Ana preparou uma celebração especial para esta quarta-feira (09). Na Matriz de Sant’Ana, às 18h30min, será realizada Meia Hora Santa, seguida de bênção do Santíssimo Sacramento. Em seguida, às 19 horas, acontece a Santa Missa em sufrágio da alma do religioso. As celebrações serão transmitidas ao vivo pelos canais de YouTube e Facebook da Paróquia.

Compartilhe essa notícia!

Receba nossas Notícias

Preencha os campos abaixo para receber Notícias, Promoções e Dicas em primeira mão no seu WhatsApp e E-mail.
Ao pressionar o botão "Quero Receber", você confirma que leu nossa Política de Privacidade.