Governo estabelece calendário e lança mutirão para regularização de veículos

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), através da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), anunciou o calendário anual para o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). As datas foram publicadas no Diário Oficial do Estado no último sábado (6/7).

De acordo com a nova regulamentação, veículos com placas terminando em 1, 2 e 3 devem renovar o licenciamento até 31 de agosto; placas terminando em 4, 5 e 6 têm prazo até 30 de setembro; e placas terminando em 7, 8, 9 e 0 devem estar regularizadas até 31 de outubro.

Para facilitar o processo de regularização, a CET-MG lançou hoje (9/7) um mutirão virtual de atendimento. A iniciativa visa permitir que proprietários de veículos resolvam pendências de forma rápida e segura, sem necessidade de deslocamento físico até um posto de atendimento. Através do site www.transito.mg.gov.br, na seção “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado”, os proprietários podem preencher um formulário eletrônico para identificar e resolver quaisquer problemas pendentes para a emissão do licenciamento.

Em casos de dúvidas, um atendente estará disponível para orientar sobre os procedimentos necessários, além de ajudar na emissão de guias de pagamento.

O CRLV é essencial para comprovar a regularidade do veículo conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), podendo ser obtido tanto em formato digital (via aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT) quanto impresso através do site da CET-MG ou pelo MG App. Durante fiscalizações, a verificação da regularização do veículo através do sistema da CET-MG pode dispensar a apresentação física do CRLV.

Conduzir um veículo não licenciado constitui infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo para um pátio credenciado até a regularização.

Para mais informações sobre o licenciamento de 2024, incluindo a quitação do IPVA, seguro obrigatório e Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), bem como para verificar a existência de pendências que impeçam a emissão do CRLV, os proprietários podem acessar o site www.transito.mg.gov.br.

Com informações de Agência Minas

Compartilhe essa notícia!

Receba nossas Notícias

Preencha os campos abaixo para receber Notícias, Promoções e Dicas em primeira mão no seu WhatsApp e E-mail.
Ao pressionar o botão "Quero Receber", você confirma que leu nossa Política de Privacidade.