Na noite desta sexta-feira, dia 8, a Marluvas inaugurou sua 11ª fábrica em Barroso, fortalecendo a economia local e ampliando a geração de empregos no município. Apesar da chuva, a cerimônia aconteceu dentro do galpão da nova unidade, situado na Avenida Prefeito Genésio Graçano, próximo ao Trevo Principal.
O diretor-presidente e fundador da empresa, Antônio Marcelo Arruda, destacou a importância da nova fábrica para a região, que inicia com 80 vagas de trabalho, podendo dobrar esse número em breve. Atualmente, cerca de 600 barrosenses já atuam nas unidades da Marluvas.
“Essa unidade representa mais do que uma extensão, uma expansão física. Ela simboliza o nosso compromisso com o desenvolvimento regional, com a geração de empregos e com a transformação de vidas”, afirmou o presidente da Marluvas, Antônio Marcelo Arruda, durante seu discurso.
A Rádio Liberdade FM cobriu o evento de inauguração e conversou com o diretor industrial, Luiz Mendes, que ressaltou a rapidez com que as operações começaram:
“Bom, nós iniciamos já o processo aqui nessa unidade; já estamos há um mês com a instalação de equipamentos, instalação elétrica, toda a questão do layout, a mão de obra já contratada. Nesta quarta-feira, recebemos 30 pessoas, 35 na verdade considerando a liderança, que já iniciou a parte de alocação de equipamentos e tudo mais. Ainda neste mês de agosto, devemos completar a contratação dos colaboradores para o turno 1 de operação, e a expectativa é que, até final de setembro, início de outubro, também iniciemos a contratação da mão de obra para o turno 2.”
Sobre a qualificação da mão de obra, Luiz Mendes explicou que a Marluvas já possui experiência, um know-how, na implementação de plantas industriais em locais sem cultura industrial para fabricação de calçados, contando com uma equipe que apoia o treinamento desses colaboradores.
Ele enfatizou a parceria com o Poder Público:
“A Marluvas tem um histórico, na verdade, até um case de sucesso junto ao governo do Estado e a diversos municípios. Esta é a nossa 11ª planta industrial que estamos inaugurando em Minas Gerais, e todas elas seguem esse modelo de parceria com o poder público, onde o município e o Estado cedem o espaço físico para a Marluvas na condição de sessão de direito de uso, e não de transferência definitiva.”
A capacitação é feita por meio do Programa Capacitar, desenvolvido em conjunto pela Marluvas, SENAI e Prefeitura, com aulas transferidas para um galpão no bairro Jardim Europa.
“Num primeiro momento, a unidade vem com a proposta de novas vagas para a contratação do público disponível em Barroso. A intenção é essa. Com relação às lideranças, há uma demanda imediata para alavancar o volume, então estamos aproveitando profissionais que já temos em casa. Porém, o objetivo é preparar colaboradores locais para assumir cargos de encarregado, liderança e gestão. O gerente da planta veio de fora, mas há um histórico na Marluvas, em outras plantas, onde adotamos o mesmo modelo e, uma vez formado um profissional local, aproveitamos a chamada prata da casa”, complementou o diretor industrial da empresa.
A Prefeitura de Barroso, por sua vez, alugou o espaço onde funcionará a fábrica pelo período de 12 meses, com um investimento mensal de R$ 14 mil, visando acelerar a geração de empregos e impulsionar a economia local.
“Nós, no município, estamos investindo 14 mil nesses alugueis, nesses dois galpões, mais no fundo e na área de estacionamento, o que dá em torno de quase 168 mil reais por ano. Isso vai corresponder, durante um ano, a quase 3 milhões na economia da nossa cidade”, disse o prefeito Anderson de Paula.
O evento contou com a presença de autoridades do Executivo e Legislativo, funcionários, moradores da cidade e representantes da empresa. A cerimônia foi encerrada com a bênção do padre Jorge, em um clima de otimismo e expectativa.
Essa inauguração representa um marco na história da Marluvas e um passo importante para o futuro de Barroso, com a promessa de contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade e mais oportunidades para a população.